04 de Dezembro 2020 | 21H00

Teatro-Cine de Pombal

FICHA ARTÍSTICA

Lev Vinocour - Piano

Quarteto Lopes-Graça
Luís Pacheco Cunha - Violino
Eliot Lawson - Violino
Isabel Pimentel - Viola
Catherine Strynckx - Violoncelo

BEETHOVEN – e a sua época – BOMTEMPO

Em 2020 comemora-se os 250 anos do nascimento de Ludwig van Beethoven (1770- 1827), um dos compositores mais brilhantes da história da Música. Este projeto, com particular enfoque na música instrumental de câmara, comemora o grande aniversário de Beethoven numa perspectiva de contextualização e enquadramento com outros célebres músicos da sua época com quem revela mais afinidades.
Nesta perspetiva, o compositor, pianista e pedagogo português João Domingos Bomtempo (1775-1842), assume um papel de relevo.
Foi lançado, também, um desafio a três compositores portugueses contemporâneos para a criação de obras que exprimam a sua relação musical com Beethoven.
No programa que propomos trazemos à colação um grupo de artistas internacionais com grande experiência e assinalável reputação, para interpretar as melhores obras para este colectivo de Beethoven (o Quarteto no 11, composto no mesmo ano que a sua música para o Drama de Goethe, “Egmont”, é uma obra de grande liberdade formal e estilística, criada no contexto da invasão das tropas Napoleónicas a Viena, que perturbou sobremaneira o compositor) e de João Domingos Bomtempo, o mais Beethoveniano dos compositores portugueses, que desenvolveu uma brilhante carreira em Paris e Londres antes de, com Almeida Garret, fundar o Conservatório Nacional; este seu Quinteto foi composto em Londres, antes do regresso do compositor a Portugal e celebra a derrota dos exércitos de Massena e a libertação pátria.
O programa completa-se com uma obra encomendada ao compositor César Viana que pretende estimular uma visão contemporânea da herança de Beethoven.
O quinteto "Laberinto del oído" foi encomendado pela Musicamera e está dedicado ao Quarteto Lopes-Graça e ao pianista Lev Vinocour. A sua encomenda inseriu-se nas comemorações dos 250 anos do nascimento de Ludwig van Beethoven e essa circunstância reflecte-se nas suas características.

PROGRAMA

BEETHOVEN, Ludwig van [Bona, 1770 – Viena,1827]
Quarteto em fá m, op. 95, “Serioso”
Para Quarteto de cordas (1810)
Dedicada a Nikolaus Zmeskall
Allegro con brio
Allegretto ma non troppo
Allegro assai vivace ma serioso
Larghetto espressivo; Allegretto agitato; Allegro

VIANA, César [Southampton, 1963]
Quinteto “Laberinto del Oído”
Para piano, dois violinos, violeta e violoncelo (2019)
Obra em estreia absoluta, dedicada a Beethoven
Introdução
Impróprio silêncio
Ó Serpa, pois tu não ouves
Final

BOMTEMPO, João Domingos [Lisboa, 1775-1842]
Quinteto em Mi b M, op. 16
Para piano, dois violinos, violeta e violoncelo (1814)
Allegro moderato
Scherzo I / Scherzo II
Larghetto
Rondo - Allegro