Conheça todas as novidades da 2ª Edição do Festival CriaSons

Em 2018/2019, o ​Festival CriaSons regressa para a sua segunda edição com o objectivo de continuar e aprofundar a missão a que se propõe: promover e divulgar amplamente a música erudita, com particular incidência na criação contemporânea produzida em Portugal.

Concebido e organizado pela ​Musicamera Produções​​, o ​CriaSons convidou para esta edição seis prestigiados compositores “residentes”, responsáveis pela construção dos seis Programas que compõem o festival.

Eurico Carrapatoso​​, ​Alexandre Delgado​​, ​Amílcar Vasques Dias​​, ​Fernando Lapa​​, Cândido Lima e ​Alejandro Erlich Oliva assinam, assim, os Programas que contêm obras suas – muitas das quais em estreia absoluta –, obras de outros grandes criadores internacionais dos séculos XX e XXI – relevantes na sua formação ou no seu percurso – e, ainda, uma obra especialmente composta para o festival por cada um dos seis compositores “emergentes” – seleccionados através do Concurso CriaSons (2018). Os vencedores ​Edward d’Abreu​​, ​Tiago Derriça​​, ​Miguel Jesus​​, ​Camila Menino​​, ​Samuel Pascoal e ​Hugo Reis terão assim oportunidade de apresentar uma nova obra, inédita, em estreia mundial, na 2ª edição do CriaSons.

Nas palavras do director artístico ​Brian MacKay​​: “Seis personalidades musicais muito diferentes – Eurico Carrapatoso, Alexandre Delgado, Amílcar Vasques-Dias, Fernando Lapa, Cândido Lima e Alejandro Erlich Oliva – proporcionam um retrato da extraordinária riqueza da criatividade musical que se vive actualmente em Portugal”.

De Dezembro de 2018, e ao longo de todo o ano de 2019, o ​CriaSons leva os seis Programas a diversos auditórios e teatros de Norte a Sul do país – ​Lisboa, Porto, Viana do Castelo, Faro, Mirandela, Vila Real, Seia, Almada, Évora – e em digressões internacionais. Uma viagem que começa já no próximo mês, ​dia 10 de Dezembro​​, com o ​1º concerto CriaSons 2018/2019​​, no Palácio Foz​​, em ​Lisboa​​, pelas ​18h​​, onde será apresentado o Programa a cargo do compositor ​Fernando Lapa​​.

Todas as novas obras terão ainda edição em CD com o selo de uma editora de prestígio, estando também garantida a edição em partitura das mesmas.

O ​Festival CriaSons assume-se como um “retrato” das tendências da música de câmara portuguesa contemporânea que se mostra, nesta 2ª edição, de forma mais relevante e ambiciosa, aumentando o número de ​obras em estreia absoluta (14)​​, de ​compositores residentes (6)​​, de ​concertos (12) e de ​cidades portuguesas abrangidas (9)​​, e convidando, pela primeira vez, compositores emergentes a participar neste fórum privilegiado de divulgação, fruição e análise da música feita hoje em Portugal.

SOBRE O 1º CONCERTO CRIASONS 2018/2019
10 DEZ
PALÁCIO FOZ – Lisboa
18h
Programa Fernando Lapa
Direcção: Brian MacKay
Músicos: Jill Lawson (piano), Paulo Gaspar (clarinete), Luís Pacheco Cunha (violino), Pedro Oliveira (2o violino), Isabel Martín Garcia (violeta), Catherine Strynckx (violoncelo), Daniela Matos, Laura Martins, Beatriz Maia, Aoife Hiney, Nélia Gonçalves, André Lacerda, Paulo Banaco, Almeno Gonçalves, Luís Rendas Pereira, Paolo Vettori, Pedro Correia (Coro)

This entry was posted in Agenda. Bookmark the permalink.

Comments are closed.