Criar Sons – Viver a Música em Portugal – 2018/2019

CRIAR SONS – VIVER A MÚSICA EM PORTUGAL é o conjunto de actividades que Musicamera Produções realizou ao longo do biénio 2018-2019, que agora se aproxima do seu término, com um Apoio Sustentado da Direção-Geral das Artes e diversas parcerias públicas e privadas, num trabalho em rede feito de partilha e dinamismo.

O projecto “Ver os Sons, Ouvir Imagens” cruza obras originais de prestigiados compositores portugueses com as sequências imagéticas de video-artistas nacionais.

“Geraldo e Samira – Uma Ópera para Évora” assenta num processo de criação artística colectiva, mediante uma articulação entre a prática profissional e a dinamização comunitária.

O “Festival CriaSons” consiste num ciclo de concertos dirigidos por compositores nacionais de renome, incluindo tanto obras da sua autoria como as de novos talentos.

O “Festival ZêzereArts – Cursos de Verão” é, em simultâneo, um festival internacional e um conjunto de cursos de verão para cantores e instrumentistas avançados, que culmina numa diversidade de concertos corais em diversos locais emblemáticos do Médio Tejo.

O projecto “Joly Braga Santos – Integral da Música de Câmara” leva a cabo a gravação de quatro CD’s com as obras de música de câmara do insigne compositor, bem como um ciclo de concertos que consubstancie a sua difusão pública.

Ao longo de 2018 e 2019, estes cinco projectos levaram as actividades artísticas de Musicamera Produções a um total de dezanove municípios portugueses e a três cidades estrangeiras, com um público de milhares de espectadores, saldando-se, ainda, pela criação de 14 novas obras por compositores nacionais e a fixação de três edições discográficas, bem como por uma participação de aproximadamente 500 artistas.