FESTIVAL CRIASONS II

2u00aa EDIu00c7u00c3O

O festival CRIASONS é a segunda edição de um evento produzido por MUSICAMERA PRODUÇÕES – organizado com um Apoio Sustentado da Direção-Geral das Artes – que tem como objectivo promover e divulgar amplamente a música erudita com particular incidência na matriz autoral portuguesa contemporânea.

Privilegiar a matriz autoral portuguesa é a tomada de consciência de que, no mundo contemporâneo, a marca identitária de um povo, mormente na Europa, se define, antes de mais, pelas suas valências culturais, que prevalecem sobre as geográficas e económicas, abrindo caminho ao seu pleno desenvolvimento e diferenciação.

O Festival CriaSons tem uma duração bienal e encontra-se segmentado em diversas áreas musicais/artísticas que revelam e concretizam a complementaridade da gestação de uma obra.

CRIAÇÃO

Encomenda de seis programas a outros tantos compositores residentes em Portugal com notória carreira artística com a obrigatoriedade de incluírem obras da sua autoria e obras resultantes do concurso de composição. São eles Alejandro Erlich Oliva, Alexandre Delgado, Amílcar Vasques Dias, Eurico Carrapatoso, Cândido Lima e Fernando Lapa. Os seis Programas propostos foram levados a diversos auditórios e teatros disseminados por todo o território nacional e também no estrangeiro.

CONCURSO PARA COMPOSITORES EMERGENTES

Todas as candidaturas foram apreciadas pela Comissão de Avaliação presidida pelo maestro Brian MacKay e composta pelos seis compositores residentes do 2º Festival Criasons. A Comissão escolheu seis compositores que integraram cada um dos seis Programas definidos pelo painel de compositores residentes, proposto para esta edição do Festival.

Os candidatos selecionados foram convidados a compor uma nova obra, apresentada, em estreia mundial, no 2º Festival Criasons 2018/2019, com interpretação ao vivo a cargo da Camerata Vocal e Instrumental Musicamera. Os seis Programas foram levados a diversos auditórios e teatros de Norte a Sul do país.

DIFUSÃO PÚBLICA

A realização de concertos em torno dos seis Programas desenvolvidos levou o Festival a Amesterdão, Lisboa, Porto, Viana do Castelo, Faro, Mirandela, Vila Real, Seia, Almada e Évora.

GRAVAÇÃO, EDIÇÃO AUDIO E EDIÇÃO IMPRESSA

Foram fixadas em CD as novas obras dos compositores emergentes seleccionados. Estão também disponíveis estas obras em edição impressa, permitindo a sua utilização nacional mas também a sua disseminação internacional.

CONCERTOS

21/06/2018 - Amsterdão
10/12/2018 - Palácio da Foz, Lisboa
14/01/2019 - Palácio da Foz, Lisboa
11/02/2019 - Palácio da Foz, Lisboa
02/03/2019 - Casa Municipal da Cultura de Seia
06/04/2019 - Convento dos Capuchos, Caparica
16/06/2019 - Teatro Garcia de Resende, Évora
12/07/2019 - Festival Cister Música, Alcobaça
15/07/2019 - Festival ZêzereArts, Biblioteca Municipal de Tomar
24/08/2019 - Festival World Music, Igreja do Colégio, S. Miguel

HUGO VASCO REIS
CAMILA MENINO
SAMUEL PASCOAL
MIGUEL JESUS
TIAGO DERRIÇA
EDWARD LUIZ AYRES D'ABREU

CONTACTS

Rua Ovídio Martins, 6
2855-355 Corroios, Portugal
geral@musicamera.pt
+351 217 165 158

SOCIAL MEDIA