Festival CriaSons regressa dia 14 de Janeiro com programa inédito de Cândido Lima

Estão todos convidados para o 2º concerto do Festival CriaSons, que acontece no próximo dia 14 de Janeiro, no Palácio Foz, em Lisboa, pelas 18h00, com a estreia do Programa desenhado pelo compositor Cândido Lima.

Depois do magnífico 1º concerto, onde se apresentou o Programa de Fernando Lapa num Palácio Foz esgotado, temos novo encontro marcado – mais um passo que cumpre a missão de promover e divulgar os mais desafiantes estilos e as mais estimulantes linguagens da música erudita contemporânea.

O Programa “Para Além da Música – Memórias e Afectos”, de Cândido Lima, é prova disso mesmo: nele coabitam classicismo, modernidade, ciências e tecnologias, novas acústicas, e lirismo de ontem e de sempre.

O repertório é composto por sete obras, entre as quais estão peças de compositores reconhecidos como Iannis Xenakis, Pascal Dusapin, Fernando Valente, António de Sousa Dias, Ângela Lopes e do próprio Cândido Lima, mas também da compositora emergente Camila Menino (um dos seis nomes vencedores do Concurso CriaSons), que apresentará “Primevo”, obra em estreia absoluta, composta propositadamente para o festival.

Nas palavras do compositor responsável: [O Programa] significa uma panorâmica de todos os afectos e memórias de que se rodeia a nossa existência. Dessas vivências e experiências pessoais, de músico e de pessoa, com os compositores e com as compositoras do programa, misturam-se amizades e cumplicidades entre discípulos, amigos, mestres, colaboradores, tudo colorido pelo conhecido e pelo desconhecido de gerações distantes no tempo, com os extremos entre o gigante Xenakis e a jovem Camila Menino”.

Sob a direcção de Brian MacKay, o concerto tem como intérpretes Natasa Sibalic (soprano), Ana Cláudia de Assis (piano), Katharine Rawdon (flauta), Paulo Gaspar (clarinete), Eliot Lawson (violino), Luís Pacheco Cunha (violino), Catherine Strynckx (violoncelo) e Adriano Aguiar (contrabaixo).

Já têm a vossa Agenda de 2019? Então toca a marcar: dia 14 de Janeiro, 18h00, Palácio Foz, Lisboa. Entrada Livre.

This entry was posted in Agenda. Bookmark the permalink.

Comments are closed.