Duo Contracello – Ver os Sons, Ouvir Imagens

duocouvir

 

FICHA TÉCNICA |  ARTÍSTICA:

Jaime Reis – Técnico de Audiovisual

DUO CONTRACELLO

Miguel Rocha – Violoncelo

Adriano Aguiar – Contrabaixo

 

O projeto do Duo Contracello ”Ver os Sons, Ouvir Imagens” é um evento multimédia, de carácter performativo, em que os sons ao vivo do violoncelo e do contrabaixo e/ou da música electrónica interagem com as imagens criadas por Maria Irene Aparício, Joana Lessa e João Pedro Oliveira, projetadas durante a execução musical.

A relevância desta prática musical contemporânea, e, por isso, deste espetáculo, é atestada pelo contributo de vários compositores portugueses prestigiados, que escreveram para esta formação, nomeadamente Isabel Soveral, Jaime Reis, Clotilde Rosa assim como o compromisso da estreia de obras de Ângela Lopes e João Pedro Oliveira. A execução das obras destes compositores, com o contributo fílmico dos vídeo-artistas, está na linha de uma prática performativa que constitui uma das mais evidentes tendências da arte contemporânea e que se pretende agora também fixar em suporte DVD.

Uma parte deste projecto foi realizada em Madrid, dia 22 de Novembro de 2015, no âmbito do XVII Festival de Música Contemporánea de Madrid, Coma’15, no Festival DME (Seia, Santa Cruz e Lisboa), no IndiCtivE–Uno (Madrid) e no BASS2016 PRAGUE.

O trabalho criativo em torno do cruzamento entre duas expressões artísticas – a música e a imagem – tem como principal objectivo a montagem de um espetáculo multidimensional e o envolvimento, simultaneamente erudito e emocional, do público. É de destacar, também, uma clara possibilidade de exploração pedagógica dos sons e das imagens, através da componente perceptiva do espetáculo, em que ver e ouvir são intencionalmente expostos e amplificados, proporcionando novas e intensas experiências aos seus espectadores.

 

Veja aqui informação detalhada sobre o agrupamento

Contacte-nos para mais informações