QUARTETO LOPES - GRAÇA

AMERICA LATINA

NATASA SIBALIC | CANTO
ALEJANDRO ERLICH-OLIVA | CONTRABAIXO
QUARTETO LOPES-GRAÇA

OBRAS DE FERNANDO LOPES-GRAÇA, JOLY BRAGA SANTOS, LUÍS DE FREITAS BRANCO, ASTOR PIAZZOLLA, ALBERTO GINASTERA, HEITOR VILLA LOBOS, OSVALDO LACERDA,
E  DE AE OLIVA E DIEGO KOVADLOFF.

Formado em 2005, o Quarteto Lopes-Graça soube afirmar-se como agrupamento de referência, tendo atuado nas mais importantes salas e eventos musicais do País. O QL-G prossegue o desígnio de divulgação e valorização da música portuguesa, seja através dos seus autores historicamente marcantes – edições discográficas integrais das obras de Fernando Lopes-Graça para Quarteto e Piano e da música de câmara de Joly Braga Santos – ou de obras marcantes de criadores contemporâneos, das quais o QL-G é dedicatário e vem realizando diversas primeiras audições. Trabalho que se desenvolve a par da frequência de outros universos musicais – ibérico, latino, americano - que releva da curiosidade artística e permeabilidade à contaminação cultural do Quarteto, neste nosso mundo global.

Após ter rumado ao Brasil - representando Portugal no âmbito do Ano de Portugal no Brasil -, em 2013,  ao Peru, em 2014, - onde registou uma entusiástica adesão de público e crítica no Festival FIMC XII de Lima - e à Argentina, em 2015, apresentando-se em alguns dos principais teatros de Buenos Aires (Teatro Colón, Usina del Arte) o QLG propõe-se voltar à América Latina, regressando à Argentina e ao Brasil e visitando, por primeira vez, o Uruguai, na companhia da experiente soprano Natasa Sibalic e do compositor e contrabaixista Alejandro Erlich Oliva.

Esta atividade visa não só o objetivo de divulgar internacionalmente a música portuguesa, mas também o desiderato de fomentar o cruzamento entre compositores de geografias diversas, com a profunda convicção de que o poder da Música é maior que a rigidez das fronteiras. Assim, estão planeadas interpretações de célebres compositores como Fernando Lopes-Graça, Joly Braga Santos, Luís de Freitas Branco, Astor Piazzolla, Alberto Ginastera, Heitor Villa Lobos e Osvaldo Lacerda.

Destaca-se, aqui, a deslocação ao grande pólo cultural latino-americano que é Buenos Aires, cidade na qual o QL-G foi oficialmente convidado por importantes entidades culturais de diverso perfil, nomeadamente o Centro Cultural Kirchner, o Teatro Colón e a Scala de San Telmo, que acolherão concertos nos quais o trabalho artístico do QLG passará por parcerias com notórios artistas locais: a bandoneonista Carla Algeri e o poeta Santiago Kovadloff. É de mencionar, ainda, que, num gesto pioneiro, o QLG apostará na criação artística de matriz autoral binacional: obras vocais-instrumentais em que compositores argentinos – Alejandro Erlich Oliva e Diego Kovadloff – aceitaram com entusiasmo o convite para criarem música sobre grandes referências do acervo poético português – José Luis Peixoto, Natália Correia, Florbela Espanca e Marquesa de Alorna.

Cria-se, assim, uma osmose entre dois países não limítrofes, ponte sem localização geográfica mas com concreta eficácia em termos de comunicação bilateral.

O Projecto contempla a visita a três países:

Argentina - Buenos Aires, Paraná, Cordoba, Salta, Tucumán

Brasil - Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Sorocaba e Londrina

Uruguai - Montevideo

A DIGRESSÃO TERÁ LUGAR EM AGOSTO DE 2021

ALGUNS ESPAÇOS

TEATRO COLÓN
BUENOS AIRES

O maior Teatro de Ópera da América Latina. O concerto será inserido na sua programação regular. Será a segunda apresentação do Quarteto nesta sala, tendo a primeira gerado muito boas críticas na imprensa de Buenos Aires.

AUDITÓRIO NELLY GOLTIÑO
MONTEVIDEO

Importante sala da capital do Uruguai, com uma ativa vivência artística.

TEMPLO LIBERTAD
BUENOS AIRES

Centro cultural da comunidade judaica de BA, com grande capacidade de captação de públicos.

TEATRO LA SCALA DE SAN TELMO
BUENOS AIRES

Um dos teatros históricos, situado na zona mais trendy da cidade. Será a 2ª visita ao Teatro do Quarteto Lopes- Graça.

CENTRO CULTURAL KIRCHNER - AUDITÓRIO DE MÚSICA DE CÂMARA
BUENOS AIRES

A maior sala de espetáculos da Argentina e uma das mais importantes do mundo, com 10 espaços de programação e uma atividade contínua na noite de Buenos Aires.

AUDITÓRIO DO MUSEU BRASILEIRO DA ESCULTURA E ECOLOGIA
SÃO PAULO

De regresso ao Brasil, depois da tournée que aí realizou aquando das Comemorações do Ano Portugal - Brasil, o Quarteto Lopes-Graça visita um conjunto de novos espaços onde não teve então a oportunidade de atuar.

AUDITÓRIO DO INSTITUTO CAMÕES - EMBAIXADA DE PORTUGAL
BUENOS AIRES

Na última passagem do Quarteto Lopes-Graça por Brasília (atuação no Teatro Oi Brasilia) contámos com o apoio e simpatia da Embaixada, que agora queremos retribuir.

SALA FUNDEC
SOROCABA

Cidade com uma importante comunidade portuguesa, será palco da segunda visita do Quarteto Lopes-Graça, depois do enorme êxito da primeira, em 2013.

CONTACTOS

Rua Ovídio Martins, 6
2855-355 Corroios, Portugal
geral@musicamera.pt
+351 217 165 158

REDES SOCIAIS