Quarteto Lopes-Graça apresenta “Integral da Música de Câmara” de Joly Braga Santos – 30 Março – Cascais, Museu da Música Portuguesa

No próximo dia 30 de Março, o Quarteto Lopes-Graça sobe ao palco do Museu da Música Portuguesa, em Cascais, para prestar homenagem ao grande compositor Joly Braga Santos. Este evento integra-se no ciclo de concertos “Integral da Música de Câmara de Joly Braga Santos”, já iniciado em 2018, ano do 30º aniversário da morte do compositor, e serve para celebrar a obra de música de câmara de uma das principais figuras da música portuguesa do século XX.

O reconhecido quarteto de cordas, composto por Luís Pacheco Cunha (Violino), Maria José Laginha (Violino), Isabel Pimentel (Violeta) e Catherine Strynckx(Violoncelo) apresentará duas obras: “Quarteto de Arcos nº1, op.4”, uma obra de 1945, dedicada a Luís de Freitas Branco, que por 35 minutos nos transporta de Allegro moderato a Allegro con fuoco, passando por Andante tranquillo, e Allegro molto energico e appassionato; e “Quarteto de Arcos nº2, op.29”, de 1957 e dedicado a Maria José Braga Santos, em tons de Largo – Allegro moderatoAdagio molto – Andante con moto e Largo – Allegro molto vivace.

Este projecto da Musicamera Produções estreou-se em 2017 no CCB, e foi um tal êxito que aí voltou no ano seguinte, assim como passou por outras localizações como o Teatro Garcia de Resende, em Évora, e o CCCB, em Castelo Branco. Agora em 2019, e depois de Cascais, o Quarteto Graça-Lopes levará ainda este evento a Loulé, num gesto de “defesa e fruição de um acervo fulcral no devir da cultura musical portuguesa”.

Concerto da série “Integral da Música de Câmara de Joly Braga Santos” a não perder no dia 30 de Março, às 18h, no Museu da Música Portuguesa em Cascais.

Programas

Joly Braga Santos [1924-1988]
Quarteto de Arcos nº 1, op. 4 (1945) 35’00’’
Dedicado a Luís de Freitas Branco
Allegro moderato
Allegro con fuoco
Andante tranquillo
Allegro molto energico e appassionato

Joly Braga Santos [1924-1988]
Quarteto de Arcos nº 2, op. 29 (1957) 23’00’’
Dedicado a Maria José Braga Santos
Largo – Allegro moderato
Adagio molto – Andante con moto
Largo – Allegro molto vivace

This entry was posted in Agenda, General. Bookmark the permalink.

Comments are closed.