Depois de dois concertos memoráveis, onde se estreou o programa de Fernando C. Lapa (10 Dez 2018) e de Cândido Lima (14 Jan 2019) num Palácio Foz esgotado, o Festival CriaSons regressa no próximo dia 11 de Fevereiro à Sala dos Espelhos do Palácio Foz para um 3º concerto muito especial: a estreia do programa “Argentino em Portugal”, desenhado por Alejandro Erlich Oliva.

Compositor e contrabaixista argentino, confesso admirador de Portugal, onde reside há mais de quatro décadas, Alejandro Erlich Oliva apresenta um programa que reflecte o seu percurso e as suas influências estéticas, históricas e pessoais, dando a ouvir obras dele próprio e de Alberto Ginastera, Astor Piazzolla, Constança Capdeville, Diego Kovadloff e Samuel Pascoal.

“A matriz autoral [do programa] é argentina e portuguesa, como corresponde à minha condição de residente e admirador do generoso país que me recebeu de braços abertos em 1976, ano em que a Argentina mergulhava na tragédia de uma feroz ditadura”, explica o compositor e contrabaixista que tem desenvolvido uma obra de reconhecido mérito a nível nacional e internacional.

Quatro das nove obras do repertório serão aqui apresentadas em estreia absoluta: “Canção Sobre Poema de José Luís Peixoto” de Diego Kovadloff (composta especialmente para o Festival CriaSons); “Tres Danzas Argentinas” e “Pequeña Canción y Danza” (esta em estreia nesta versão) de Alejandro Erlich Oliva; e “Opus Brevis” de Samuel Pascoal (um dos seis compositores vencedores do Concurso CriaSons de Compositores Emergentes).

Festival CriaSons oferece assim, no 3º concerto, um programa mais próximo do público generalista, em virtude da presença de formas musicais de origem popular tais como o tango “Kicho”, de Astor Piazzolla e a reformulação de Alejandro Erlich Oliva a partir de danças do folclore rural argentino.

Nas obras vocais, os poetas que ‘dão voz’ ao repertório deste concerto são os portugueses Florbela EspancaMarquesa de AlornaNatália Correia e José Luís Peixoto e os espanhóis Federico Garcia LorcaJuan Ramón Jiménez e Rafael Alberti.

Estão todos convidados para esta que será a última apresentação do CriaSons em Lisboa, antes do festival partir pelo país fora!

A não perder: Programa “Argentino em Portugal” de Alejandro Erlich Oliva – dia 11 de Fevereiro, no Palácio Foz, pelas 18h – com interpretação de Natasa Sibalic (soprano), Alejandro Erlich Oliva (contrabaixo) e do Quarteto Lopes-Graça composto por Luís Pacheco Cunha e Maria José Laginha (violinos), Isabel Pimentel (violeta) e Catherine Strynckx (violoncelo).