Depois de dois concertos memoráveis, onde se estreou o programa de Fernando C. Lapa (10 Dez 2018) e de Cândido Lima (14 Jan 2019) num Palácio Foz esgotado, o Festival CriaSons regressa no próximo dia 11 de Fevereiro à Sala dos Espelhos do Palácio Foz para um 3º concerto muito especial: a estreia do programa “Argentino em Portugal”, desenhado por Alejandro Erlich Oliva.
Compositor e contrabaixista argentino, confesso admirador de Portugal, onde reside há mais de quatro décadas, Alejandro Erlich Oliva apresenta um programa que reflecte o seu percurso e as suas influências estéticas, históricas e pessoais, dando a ouvir obras dele próprio e de Alberto Ginastera, Astor Piazzolla, Constança Capdeville, Diego Kovadloff e Samuel Pascoal.
“A matriz autoral [do programa] é argentina e portuguesa, como corresponde à minha condição de residente e admirador do generoso país que me recebeu de braços abertos em 1976, ano em que a Argentina mergulhava na tragédia de uma feroz ditadura”, explica o compositor e contrabaixista que tem desenvolvido uma obra de reconhecido mérito a nível nacional e internacional.
Quatro das nove obras do repertório serão aqui apresentadas em estreia absoluta: “Canção Sobre Poema de José Luís Peixoto” de Diego Kovadloff (composta especialmente para o Festival CriaSons); “Tres Danzas Argentinas” e “Pequeña Canción y Danza” (esta em estreia nesta versão) de Alejandro Erlich Oliva; e “Opus Brevis” de Samuel Pascoal (um dos seis compositores vencedores do Concurso CriaSons de Compositores Emergentes).
O Festival CriaSons oferece assim, no 3º concerto, um programa mais próximo do público generalista, em virtude da presença de formas musicais de origem popular tais como o tango “Kicho”, de Astor Piazzolla e a reformulação de Alejandro Erlich Oliva a partir de danças do folclore rural argentino.
Nas obras vocais, os poetas que ‘dão voz’ ao repertório deste concerto são os portugueses Florbela Espanca, Marquesa de Alorna, Natália Correia e José Luís Peixoto e os espanhóis Federico Garcia Lorca, Juan Ramón Jiménez e Rafael Alberti.
Estão todos convidados para esta que será a última apresentação do CriaSons em Lisboa, antes do festival partir pelo país fora!
A não perder: Programa “Argentino em Portugal” de Alejandro Erlich Oliva – dia 11 de Fevereiro, no Palácio Foz, pelas 18h – com interpretação de Natasa Sibalic (soprano), Alejandro Erlich Oliva (contrabaixo) e do Quarteto Lopes-Graça composto por Luís Pacheco Cunha e Maria José Laginha (violinos), Isabel Pimentel (violeta) e Catherine Strynckx (violoncelo).