Uma sólida ligação geracional e artística – de mestre a discípulo – une Freitas Branco a Joly Braga Santos e Alexandre Delgado. Esta passagem de testemunho quase artesã constitui a base para a edificação de um projeto que nos presenteia com música vocal raramente ouvida, criada por esses três grandes mestres da música portuguesa, dando, à uma, azo à celebração dos importantes aniversários de Camões e Joly Braga Santos.
Canções e música coral a capella são formas musicais que, tradicionalmente, permitem e estimulam um a comunicação mais intimista e fluída com o público, no discorrer das palavras e do livre pensamento musical. Este projeto inclui duas tipologias de programa, incluindo composições sobre textos de Camões, Pessoa, Quental, Baudelaire, Maeterlink, Mallarmé, Vicente, Sardinha e outros.
O programa coral, apresentado pelo ZêzereArts Vocal Ensemble – um agrupamento residente da Musicamera -, terá início com os 10 Madrigais Camonianos de Luís Freitas Branco e terminará com as primeiras performances de uma nova obra sobre poesia Camoniana encomendada a Alexandre Delgado. Oportunidade, ainda, para escutar obras corais de Joly Braga Santos, injustamente esquecidas, como “O céu, a terra e o vento sossegados”, com texto de Camões.
O projeto completa-se com um programa de Recital de canções para voz e piano escritas por este trio de compositores portugueses. Uma tertúlia íntima de música e poesia, rica, variada e abundante, com um quarteto de vozes solistas do ZêzereArts Vocal Ensemble e a pianista Taíssa Poliakova Cunha.
Prevê-se, ainda, a gravação final de um CD com uma seleção das obras apresentadas neste projeto.