Festival CriaSons anuncia concurso para compositores emergentes

A quinta edição do Festival CriaSons continuará a apostar na criação musical contemporânea, com a encomenda de obras inéditas a reconhecidos compositores do panorama musical português, que estarão inseridas em concertos por eles desenhados e que incluirão obras de compositores emergentes, selecionados em concurso. O Festival CriaSons V procurará, dentro desta aposta num formato que deu provas de sucesso e atração de públicos, fomentar uma dinâmica de ecletismo musical, de cruzamentos e interações estéticas e artísticas.

Os programas do Festival serão construídos em torno de cinco obras de cinco grandes escritores portugueses:

Dulce Maria Cardoso | Retorno
Gonçalo M Tavares | Jerusalém
Joana Bértholo | Ecologia
José Luís Peixoto | Galveias
Valter Hugo Mãe | a máquina de fazer espanhóis

O Festival CriaSons V terá lugar em Lisboa, entre Janeiro e Março de 2026 e percorrerá, depois, diversas salas em todo o país.

Enquadramento

O presente concurso destina-se a selecionar os dois “Compositores Emergentes” que irão apresentar, ao longo do Festival CriaSons V, as suas criações originais, integrando dois diferentes programas em vários concertos.

Regulamento

Critérios de admissão

  1. Compositores portugueses residentes no território nacional.
  2. Compositores portugueses temporariamente domiciliados no estrangeiro por motivos académicos, laborais ou artísticos.
  3. Compositores luso-descendentes com dupla nacionalidade devidamente comprovada.
  4. Compositores de outras nacionalidades, residentes legalmente em Portugal, com domicílio postal no território nacional e portadores de Autorização de Residência outorgada pelo Serviço de Estrangeiros do Ministério de Administração Interna da República Portuguesa.
  5. Poderão recandidatar-se compositores não selecionados em edições anteriores do concurso.

Condições de participação  

1ª fase – até 31 de Julho de 2025

Apresentação de um portfólio com 3 obras à escolha do candidato de entre a sua produção, sem qualquer limitação temática, estética ou conceptual e com total liberdade no que diz respeito a estrutura morfológica, enquadramento estilístico, formação instrumental e duração.

Não existe obrigatoriedade de que as obras sejam inéditas ou de que sejam escritas especialmente para apresentação neste concurso. 

2ª fase-até 15 de Setembro de 2025

Os compositores pré-selecionados (no máximo de 10) na 1ª fase serão convidados a apresentar uma maquete, para a instrumentação indicada, correspondente a um dos dois programas que deverão acolher as suas obras.

Comissão de Avaliação

Será integrada pelos compositores residentes do Festival Criasons V – Alfredo Teixeira, Amílcar Vasques-Dias, André Carvalho, César Viana (e um outro, ainda em confirmação) – e pelo Maestro Brian MacKay, que presidirá.

Critérios de Avaliação

Serão definidos pelos membros da Comissão, em plena liberdade. Da sua decisão não poderá haver recurso.

Procedimento de inscrição

A inscrição – simples e gratuita – concretiza-se pelo preenchimento e submissão da ficha de inscrição em anexo e envio das obras.

Estas devem ser enviadas por E-Mail em versão imprimível (PDF para partitura geral) e com referência auditiva (MP3 para suporte áudio gerado eletronicamente).

Também serão aceites gravações (áudio ou vídeo) de execução real, sempre que acompanhadas pelas partituras em PDF.

Prazos

O concurso estará aberto, na 1ª fase, de 5 a 30 de Julho de 2025. A 2ª fase decorrerá até dia 15 de Setembro.

A Comissão de Avaliação tornará pública a sua escolha até final de Setembro.

Os candidatos selecionados deverão entregar as suas obras, que integrarão o Festival, até dia 15 de Dezembro de 2025.

Distinções

A comissão escolherá um máximo de 2 compositores, a quem serão outorgadas as seguintes contrapartidas e distinções:

  1. Os candidatos selecionados serão convidados a compor uma nova obra e coadjuvados no seu trabalho criativo pelo compositor cujo programa a sua obra integra. Esta deverá respeitar o dispositivo vocal / instrumental definido para esse programa.
  • Primeira Audição Mundial da Obra

A Primeira Audição Mundial da obra será integrada na programação do FESTIVAL CRIASONS V, com interpretação ao vivo por instrumentistas profissionais de prestígio, especialmente convocados.

  • Entrega de diplomas

Cada um dos candidatos selecionados receberá, no concerto de estreia da sua obra, um diploma comprovativo da distinção obtida.

  • Publicação discográfica e edição das obras

As obras selecionadas serão gravadas em CD com distribuição internacional. Também se garante a edição em partitura das obras em estreia.

Considerações finais

O júri reserva-se o direito de, em determinadas circunstâncias, não selecionar nenhum candidato.

Qualquer caso omisso no regulamento será decidido pela Comissão de Avaliação. Qualquer disputa legal deverá ser dirimida na comarca de Lisboa, à exclusão de qualquer outro local. Quaisquer dúvidas que este regulamento possa suscitar deverão ser esclarecidas junto do secretariado através do e-mail – geral@musicamera.pt