Tal como sucede com muitos outros compositores, as obras corais a cappella e as canções para voz e piano de Braga Santos permanecem menos conhecidas do que as suas composições de maior escala. No entanto, estas páginas revelam algumas das expressões mais íntimas e pessoais do compositor, merecendo maior atenção e divulgação.
Este projeto, que assinala o centenário do nascimento de Joly Braga Santos, integra-se também, de forma colateral, nas comemorações camonianas. Para além das obras do homenageado, inclui ainda a estreia de uma peça original do seu discípulo Alexandre Delgado — Nas Asas do Ligeiro Pensamento, sobre sonetos de Camões —, bem como repertório do Renascimento Ibérico, que exerceu profunda influência tanto em Braga Santos como em Delgado.
O ZêzereArts Vocal Ensemble (ZAVE) apresenta-se neste registo com um elenco de intérpretes constituído por Daniela Matos, Luísa Matos, Raquel Mendes, Laura Martins, Alice Vieira, Aoife Hiney, Nélia Gonçalves, Fernando Guimarães, Paolo Davolio, Luís António Freitas, Luís Rendas Pereira e Sérgio Ramos.
A gravação terá lugar durante uma residência artística na Musibéria, em Serpa — um dos mais importantes centros de investigação e difusão da música e da cultura ibéricas e conta com a direção musical de Brian MacKay e a participação da pianista Taíssa Poliakova Cunha. O CD estará brevemente disponível para aquisição na loja online da Musicamera.