Concerto de homenagem a Amílcar Vasques-Dias

13 December 2024
9:30 pm
Festival Ponto de Guitarra, Teatro Municipal de Vila Real
Classificação: M/6
Duração:
Entrada: Entrada Livre

Apresentamos, no âmbito deste conceituado certame, um programa de música de câmara de autores, na sua maioria, ainda vivos, em que a guitarra se evidencia com particular destaque.

Em estreia, uma obra – Manhã Moça, de Amílcar Vasques Dias, compositor que celebramos e de quem ainda apresentamos uma obra dedicada ao Quarteto Lopes-Graça – Prelúdio à Sesta das Cigarras.

Quintetos do prestigiado criador cubano Leo Brower e do argentino Carlos Guastavino, uma obra icónica para quarteto de Lopes-Graça, as Catorze Anotações e o famoso Quinteto em Ré M de Boccherini completam, com chave de ouro, um programa que não deixará de apelar a um público urbano e moderno.

Quarteto Lopes-Graça Constituído, em Abril de 2005, por músicos com notáveis carreiras solísticas e camerísticas, o Quarteto Lopes-Graça soube afirmar-se como agrupamento de referência na sua área, tendo atuado nas mais importantes salas e eventos musicais do país. Realizou diversas digressões à Argentina, tendo-se apresentado nas mais prestigiadas salas de Buenos Aires (Teatro Colón e Usina del Arte), Peru, Uruguai e Brasil. Na Europa, marcou presença na Holanda (Amsterdão e Utreque), Espanha (Madrid) e Bélgica (Antuérpia).