Música e Migrações – Quarteto Lopes-Graça e Yuri Marchese

19 October 2024
9:00 pm
CC Alfredo Keil, Ferreira do Zêzere
Classificação: M/6
Duração:
Entrada: Entrada Livre

Celebramos as Migrações através da linguagem que é a nossa – a Música. É, pois, com a Música que festejamos a certeza de na diferença identitária nos reconhecermos iguais em dignidade e direitos. Neste programa, serão incluídas obras que nos levam para a interioridade, a ruralidade, o património folclórico.

O Quarteto Lopes-Graça, coletivo que escolheu honrar, com o seu nome, o mais ilustre músico Nabantino, conta já com 19 anos de existência, centenas de concertos em Portugal e pelo mundo. Para esta programação, convidámos o guitarrista brasileiro Yuri Marchese, um músico de enorme destreza, criatividade e exuberância.

Sobre o projeto Música e Migrações:
Música e Migrações é um projeto que assume uma premissa tão simples como frontal: as Migrações, enquanto movimentos de pessoas propiciadores do contacto profícuo entre culturas, não são um facto a lamentar, nem um fenómeno a tolerar – são um processo a celebrar.

Independentemente dos fatores trágicos de alguns movimentos migratórios, os quais tantas vezes se devem às férreas garras da pobreza, dos conflitos militares ou dos desastres naturais, queremos aqui sublinhar o imenso contributo civilizacional que as Migrações aportam, na sua dimensão de diversidade étnico-racial e diálogo intercultural que potenciam.

Programa:

Antonín DVORAK
[Nelahozeves, 1841- Praga 1904]
Quarteto nº12, em Fá M, op.96 – Americano
Allegro ma non troppo
Lento
Molto vivace

Finale, vivace ma non troppo
Fernando LOPES-GRAÇA
[Tomar, 1906 – Parede, 1994]
Suite Rústica nº 2 (1965) Sobre cantos e danças tradicionais portuguesas

Mauricio CARRILHO
[Rio de Janeiro, 1957]
Estação Mangueira (1957) para guitarra e quarteto de cordas

Luigi BOCCHERINI
[Luca, 1743 – Madrid, 1805]
Quinteto em Ré M, G.448 – “Fandango” (1798) para guitarra e quarteto de cordas
Allegretto maestoso
Pastorale
Grave assai; Fandango