Um concerto com música para quarteto de cordas e voz com obras de Eugénio Rodrigues, Camila Menino, César Viana, Amilcar Vasques Dias e Fernando Lopes-Graça. Terá lugar a estreia da obra OPHIUSSA, de Eugénio Rodrigues com base no livro de Samuel F. Pimenta.
QUARTETO LOPES-GRAÇA, coletivo que escolheu honrar, com o seu nome, o mais ilustre músico Nabantino celebra, em 2025, o seu 20ª aniversário, tendo realizado centenas de concertos em Portugal e pelo mundo, desenvolveu, para a efeméride, um conjunto aliciante de propostas, que se propõe apresentar em todo o território nacional e várias outras entusiasmantes geografias.
Este programa, uma encomenda da Associação TEAMUS, do compositor Eugénio Rodrigues, apresenta um conjunto de obras de autores nacionais, 3 delas em estreia absoluta, uma das quais – Ophiussa – dá o título ao concerto. A obra In Paradiso, de César Viana, constitui-se como um requiem ao recém-falecido compositor inglês (que trabalhou toda a vida em Portugal) Ivan Moody.
O concerto conta, ainda, com a participação da cantora Ana Rosa, jovem soprano de Coimbra já com um invejável curriculum.