Anabela Gaspar é licenciada em Dança pela Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa. Aí inicia estudos em Iluminação e Produção Artística na Área da Dança, posteriormente integra a empresa A Fundição onde, ao longo de 15 anos trabalha com vários artistas e colabora em diferentes projectos a nível da concepção e operação de Iluminação – Ala dos Namorados, At Tambur, Carlos do Carmo, Entre Aspas, Maria João e Mário Laginha, Mafalda Arnauth.
De 2003 até 2013 é responsável pelos Projectos e Direcção de Iluminação do Festival Internacional de Música de Macau e Festival de Artes de Macau.
Em 2014 inicia um novo ciclo como Lighting Designer. Para além dos artistas com quem já vinha a colaborar abraça novos projectos e desafios – Calíope, Renato Júnior, Viviane, Joana Amendoeira, João Gil, Elas e o Jazz, Marta Hugon, Luca Argel, Maria João, Adriana Queiroz, Messias, Beatriz Nunes, André M. Santos, Luíz Caracol, Évora Jazz Fest. Com Musicamera faz as Óperas “Geraldo e Samira uma ópera para Évora”, Debussy e Melisande”, “O Último Canto Camões e o destino”. Com Teatro Aberto faz “Heisenberg, o princípio da incerteza”.