Maestro irlandês, Brian MacKay, tem 40 anos de experiência como diretor de ópera, coro e orquestra, pianista, cravista e organista, repetiteur e ensaiador vocal, oboísta, músico de câmara e pedagogo. Atuou na Radio BBC pela primeira vez aos 16 anos e com 17 anos foi nomeado para o seu primeiro posto como organista e maestro de coro. Formado no Royal College of Music em Londres e no Kodály Institute na Hungria, estudou com Lawrence Leonard, Yonti Solomon, János Furst, Katalin Kiss e Peter Erdei.
Antes de deixar a Irlanda, em 2009, para radicar-se em Portugal, foi maestro principal, por muitos anos, na Castleward Opera e maestro titular do Chamber Choir Ireland. Dirigiu a Orquestra Sinfónica Nacional da Irlanda, a Orquestra de Câmara da Irlanda, o Chamber Choir Ireland, a Opera Theatre Company, os Czech Virtuosi, a Orchestra of St. Cecilia, as Fishamble Voices, a Wexford Sinfonia e a Orquestra de Nairobi. Teve a honra de ser convidado para dirigir a ópera “A Raposinha Matreira”, de Janacek, no festival ‘Janacek’s Brno’, na República Checa, em 2004. Dirigiu mais de 20 produções operáticas e inúmeros concertos corais e orquestrais.
Brian tocou cravo, piano e órgão em muitos grupos de câmara, mais notoriamente, o Irish Chamber Orchestra e em recitais com cantores e instrumentistas, em salas como o National Concert Hall, em Dublin, o Purcell Room, em Londres, a Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa e a Liszt Academy, em Budapest. Como ensaiador vocal e repetiteur trabalhou durante muitos anos para a Opera Theatre Company e a Wexford Festival Opera. Participou como vocal coach convidado no Royal Conservatoire of Scotland e na Liszt Academy em Budapeste. Como professor, leccionou no Royal College of Music, em Londres, no Saint Patricks College, em Dublin, na Dublin City University e em várias masterclasses e cursos de verão. Brian tem sidoconstantemente requisitado para workshops criativos e palestras ilustrativas sobre música.
Brian MacKay passou os dois últimos anos na Irlanda como maestro titular do Chamber Choir Ireland. Atualmente vive em Portugal, é fundador e diretor artístico do Festival ZêzereArts e prossegue a sua carreira como maestro e instrumentista.