Jill Lawson, pianista de nacionalidade luso-americana, nasceu no México em 1974 e cresceu na Bélgica, residindo atualmente em Portugal.
Aprendeu a ler música antes de conhecer o alfabeto. É fluente em 5 línguas mas continua a preferir comunicar através da música, que lhe fornece um vocabulário mais rico e abrangente, mais perto das suas emoções. Nos últimos anos, as suas experiências de vida permitiram-lhe ampliar as suas competências interpretativas e, atualmente, a sua maneira de tocar tornou-se mais natural, conseguindo, em palco, uma ligação especial com o público.
Entre os numerosos prémios e distinções que obteve em competições nacionais e internacionais, destacam-se o 2º. prémio no prestigiado Concurso Internacional de Piano Vianna da Motta (Macau, 1997), 4º. prémio no Concurso Internacional Schubert (Dortmund, 2001), finalista do Concurso Internacional de Piano de Andorra (2001), 1º. prémio Concurso Cidade da Covilhã (2001), 2º. prémio Concurso de Interpretação do Estoril (2001), finalista da Classical Fellowship Awards da American Pianists Association (2003).
Começou a estudar piano aos 8 anos em Antuérpia, com Heidi Hendrickx e Levente Kende, mais tarde em Fiesole, Itália, com Maria Tipo, e em Amesterdão, onde estudou com Jan Wijn, tendo obtido as mais elevadas classificações e distinções em prestigiadas escolas, como o Conservatório Real de Antuérpia, a Chapelle Musicale Reine Elisabeth (Bruxelas) e o Conservatório de Amesterdão. Obteve o Diploma de Pós-Graduação em Piano (2000) e concluiu o Mestrado em Música de Câmara no Peabody Institute em Baltimore (EUA, 2004) enquanto discípula de Leon Fleisher e Ellen Mack.