19 de Maio 2023 | 19H15

TEMPLO DA MÚSICA - CINE-TEATRO PARAÍSO

FICHA ARTÍSTICA

Paulo Brandão, Carlos Alberto Augusto - Criação Musical / Cénica

Músicos: Ensemble de Metais dirigido por João Paulo Fernandes, Paulo Brandão, Isabel Pimentel, Andrés Perez, Taíssa Poliakova Cunha, Adriano Aguiar

Paulo Brandão: Árvore Metálica e Outras Histórias

Um ambiente onírico e surrealista, só vagamente assimilável a um concerto... de facto nada parecido com nada que já tenha visto! Mas a sua visão do mundo ficará comprometida para sempre.

ÁRVORE METÁLICA é uma obra escrita em 1986 e foi estreada nos Encontros de Música Contemporânea pelos Metais de Lisboa , grupo a quem a obra é dedicada. Tem 6 intérpretes ( Trompetes. Trompa e Trombones). A exploração da desmontagem física dos instrumentos com reflexos na execução é a ideia central deste trabalho.

FANTASIA SINFÓNICA PARA VIRADORES DE PÁGINA é uma performance dedicada aos viradores de página que ao longo das existências têm colaborado abnegadamente nos êxitos ou desaires de tantos pianistas ou outros músicos. Consiste na execução de viragens de páginas (cronometricamente coordenadas) de materiais de densidade variável – do papel de seda a páginas de aço. A cada página corresponde uma géstica diferente, conforme a memória dos materiais empregues na sua confeção.

ACINESIA/AKINESIS, para violeta, electrónica e voz e A OBSERVAÇÃO DO TEMPO/ OBSERVING TIME para tarola, electrónica e voz, são duas peças que fazem parte de um ciclo concebido para um instrumentista, voz e electrónica, que recorrem a textos extraídos do livro The Parable of the Beast, de John Bleibtreu, A primeira foi estreada em 2003, no âmbito do festival Música Viva e a segunda tem aqui a sua estreia mundial. Este ciclo pode ser inserido no género que se convencionou chamar de teatro-música, que o autor explora desde há anos. Este ciclo é composto por obras muito compactas e “portáteis,” susceptíveis de poderem ser executadas em qualquer espaço, mais ou menos convencional, explorando um género que, neste caso particular, lança desafios inusitados aos instrumentistas.

As obras de Constança Capdeville Valse, Valsa, Vals; Keuschheits Waltz para piano solo (dedicada a Olga Prats) e Ámen por uma Ausência para contrabaixo solo, foram concebidas para apresentação nos seus espetáculos de Teatro / Música, com o Grupo Colec’Viva, nos anos 80.

Ficha Técnica

Musicamera:
Brian MacKay – Director Artístico do Festival Criasons
Élio Correia – produção
Mariana Silva Godinho – Produção
Luís Pacheco Cunha - Coordenação da produção
Luís Garção – Comunicação e marketing

Cine-Teatro Paraíso:
Fernando Paulo - Som
André Duarte - Luz
Francisco Graça - Geral
Paulo Duarte - Produção

PROGRAMA

Constança CAPDEVILLE
[Barcelona, 1937 - Oeiras, 1992]

Valse, Valsa, Vals; Keuschheits Waltz para piano solo
Intérprete – Taíssa Poliakova Cunha

Constança CAPDEVILLE
[Barcelona, 1937 - Oeiras, 1992]

Ámen por uma Ausência para contrabaixo solo
Intérprete – Adriano Aguiar

Carlos Alberto AUGUSTO
[Cascais, 1949]

Acinesia/Akinesis para viola, eletrónica e voz
Intérprete – Isabel Pimentel

Paulo BRANDÃO
[Lisboa, 1950]

Fantasia Sinfónica para Viradores de Página para actor e piano
Intérprete – Paulo Brandão

Carlos Alberto AUGUSTO
[Cascais, 1949]

A Observação do Tempo/ Observing Time para tarola, eletrónica e voz
Intérprete – Andrés Perez

Paulo BRANDÃO
[Lisboa, 1950]

Árvore Metálica
para sexteto de metais (2 trompetes, trompa, 2 trombones e tuba), mesa e “spare parts”
Direção musical: João Paulo Fernandes