24 de Fevereiro 2024 | 19H00

Biblioteca de Marvila, Lisboa

FICHA ARTÍSTICA

Carlos Alberto Augusto
“ Acinesia/Akinesis ” para viola, eletrónica e voz
Intérprete – Jorge Alves

“A Observação do Tempo/Observing Time” para tarola, eletrónica e voz
Intérprete – Andrés Perez

Constança Capdeville “Ámen por uma Ausência” para contrabaixo
Intérprete – Pedro Wallenstein


Susato Suite - Tylman Susato | arr. John Iveson
Fanfare pour précéder la Péri - Paul Dukas
Árvore Metálica * - Paulo Brandão
Libertango - Astor Piazzolla


Intérpretes
Adriano Franco, Daniel Tapadinhas, João Serrano (trompetes)
Sebastião Pereira, Ana Rosa Carvalho (trompa)
Pedro Rolo, Duarte Neiva, Afonso Ribeiro (Baixo) (trombones)
Filipe Carvalho (tuba)
Andrés Pérez (percussão)
Direção – João Paulo Fernandes


Criação Musical / Cénica – Paulo Brandão e Carlos Alberto Augusto


ENTRADA GRATUITA

Festival Criasons IV – “Árvore Metálica e Outras Histórias”

É uma obra escrita em 1986 e foi estreada nos Encontros de Música Contemporânea pelos Metais de Lisboa , grupo a quem a obra é dedicada. Tem 6 intérpretes ( Trompetes. Trompa e Trombones) . A exploração da desmontagem física dos instrumentos com reflexos na execução é a ideia central deste trabalho. No total fixa - se em cerca de 8 minutos.

ACINESIA/AKINESIS
A OBSERVAÇÃO DO TEMPO

Acinesia/Akinesis , para violeta, electrónica e voz e A Observação do Tempo/Observing Time para tarola, electrónica e voz, são duas peças que fazem parte de um ciclo concebido para um instrumentista, voz e electrónica, que recorrem a textos extraídos do livro The Parable of the Beast, de John Bleibtreu, A primeira foi estreada em 2003, no âmbito do festival Música Viva e a segunda tem aqui a sua estreia mundial. Este ciclo pode ser inserido no género que se convencionou chamar de teatro - música, que o autor explora desde há anos. Este ciclo é composto por obras muito compactas e “portáteis,” susceptíveis de poderem ser e xecutadas em qualquer espaço, mais ou menos convencional, explorando um género que, neste caso particular, lança desafios inusitados aos instrumentistas.

ÁMEN POR UMA AUSÊNCIA
A obra de Constança Capdeville, Ámen por uma Ausência , para contrabaixo solo, foi concebida para apresentação nos seus espetáculos de Teatro / Música, com o Grupo Colec’Viva, nos anos 80.