30 de Novembro 2022 | 19H00

CINE-TEATRO PARAÍSO, TOMAR

FICHA ARTÍSTICA

JILL LAWSON

TRIO DE DAMAS – Jill Lawson

Este Projeto visa homenagear três pianistas portuguesas de suma relevância no panorama cultural do séc. XX: Helena Sá e Costa, Nella Maíssa e Olga Prats.

A longeva e brilhante carreira de cada uma destas grandes Damas da música foi, na sua maior parte, dedicada à divulgação da música de matriz autoral portuguesa, por via de incontáveis estreias de obras e pela inspiração e estímulo que proporcionaram aos compositores da sua geração. Também a sua ação pedagógica foi (facto inédito no seu tempo) orientada para essas escolhas.

Assim almeja-se neste Projecto a, através da exaltação da sua memória e exemplo, dar a conhecer o repertório de sucessivas gerações de criadores portugueses e internacionais que as três damas tão generosa e brilhantemente trouxeram ao nosso convívio.

Aluna de Vianna da Motta, bem como de Alfred Cortot e Edwin Fischer, Helena Sá e Costa (Porto, 1913 – 2006) foi muito reconhecida pelas suas atividades concetística e pedagógica, tendo formado alguns dos pianistas e professores de piano mais relevantes da atualidade, em Portugal e no estrangeiro. Foi agraciada com diversos prémios, entre os quais se destacam o Prémio Beethoven (1937), o Prémio Vianna da Motta e o Prémio Laranja de Prata (1960).

Neste concerto de Jill Lawson, ouviremos um programa dedicado a Helena Sá e Costa.