Joana Sá: Estás aí? Are you There?
Are you there? – resonant cartography of music (im)materialities convoca os diferentes solos (do passado, presente e futuro) de Joana Sá, colocando-os em relação na construção de uma ideia de corpo-escuta. Relacionando-se também com um livro e uma instalação virtual, o espectáculo explora a ideia de cartografia ressonante através do formato específico de conferência-performance, colocando o corpo do espectador e ouvinte como primeiro elemento musical (i)material desta cartografia e desconstruindo a ideia de música enquanto “exterioridade”: Are you there?
A conferência-performance conta com as importantes colaborações artísticas do músico e artista sonoro Henrique Fernandes, na criação de uma instalação/dispositivo sonoro “corpo-escuta”, da artista plástica Rita Sá, na criação visual e vídeo (ilustração e animação) e da designer Ana Viana, na criação de alguns elementos gráficos do vídeo.
Are you there? - é uma conferência-performance de Joana Sá que faz parte de a body as listening - resonant cartography of music (im)materialities, um projeto mais amplo com múltiplos outputs: 1) um livro com o mesmo nome do projeto que sairá em 2023 pela Sistema Solar/Teatro Praga, que se estabelece não apenas enquanto reflexão e investigação “sobre” a prática musical e performativa de Joana Sá (ligada ao seu doutoramento realizado 2020), mas também, ele mesmo, como proposta performativa e musical; 2) uma instalação virtual que é autónoma, mas complementar à experiência do livro); 3) a conferência-performance Are you there? ; 4) o CD a body as listening que sairá no último trimestre deste ano; 5) a performance a body as listening com estreia prevista no início de 2024 na Culturgest.
Sobre Joana Sá
Joana Sá é pianista, compositora e investigadora. Com um trabalho prolifico, que se destaca pela transversalidade, interdisciplinaridade e multidimensionalidade, tem-se apresentado em importantes espaços de programação nacional e internacional, contando ainda com a edição de diversos registos quer a solo, quer com diferentes formações.
Henrique Fernandes e Joana Sá formam agora um duo inédito de instrumentos não-convencionais e piano preparado no qual som, performatividade e imagem confluem na criação de discursos musicais que convocam e desafiam os diversos sentidos.
Ficha técnica:
Suse Ribeiro - Técnico de som
Miguel Ramos (Tela Negra) - Técnico de luz
Musicamera:
Brian MacKay – Director Artístico do Festival Criasons
Élio Correia – produção
Mariana Silva Godinho – Produção
Luís Pacheco Cunha - Coordenação da produção
Luís Garção – Comunicação e marketing
Cine-Teatro Paraíso:
Fernando Paulo - Som
André Duarte - Luz
Francisco Graça - Geral
Paulo Duarte - Produção