07 de Dezembro 2022 | 19H00

CINE-TEATRO PARAÍSO, TOMAR

TRIO DE DAMAS – Inês Filipe com Musicamerata

Este Projeto visa homenagear três pianistas portuguesas de suma relevância no panorama cultural do séc. XX: Helena Sá e Costa, Nella Maíssa e Olga Prats.

A longeva e brilhante carreira de cada uma destas grandes Damas da música foi, na sua maior parte, dedicada à divulgação da música de matriz autoral portuguesa, por via de incontáveis estreias de obras e pela inspiração e estímulo que proporcionaram aos compositores da sua geração. Também a sua ação pedagógica foi (facto inédito no seu tempo) orientada para essas escolhas.

Assim almeja-se neste Projecto a, através da exaltação da sua memória e exemplo, dar a conhecer o repertório de sucessivas gerações de criadores portugueses e internacionais que as três damas tão generosa e brilhantemente trouxeram ao nosso convívio.

Umas das discípulas de Helena Sá e Costa - Olga Prats (Lisboa, 1938 – Parede, 2021) destacou-se, ao longo das últimas seis décadas, como uma das mais proeminentes pianistas da atualidade, sendo de salientar o destaque que trouxe à música do compositor Fernando Lopes-Graça, embora tenha demonstrado excelência num repertório de vasto escopo, passando por Bach, Brahms e Stravinsky ou Piazzola, entre outros. Em 2008 foi-lhe outorgado o grau de Comendadora da Ordem Militar de Sant’iago de Espada (à semelhança de Nella Maíssa).

Neste concerto de Inês Filipe, ouviremos um programa dedicado a Olga Prats, em conjunto com a Musicamerata