16 de Junho 2023 | 18H00

TEATRO HELENA SÁ E COSTA, PORTO

Trio de Damas — Inês Filipe & Ensemble Musicamerata

Este Projeto visa homenagear três pianistas portuguesas de suma relevância no panorama cultural do séc. XX: Helena Sá e Costa, Nella Maíssa e Olga Prats.

A longeva e brilhante carreira de cada uma destas grandes Damas da música foi, na sua maior parte, dedicada à divulgação da música de matriz autoral portuguesa, por via de incontáveis estreias de obras e pela inspiração e estímulo que proporcionaram aos compositores da sua geração. Também a sua ação pedagógica foi (facto inédito no seu tempo) orientada para essas escolhas.

Assim almeja-se neste Projecto a, através da exaltação da sua memória e exemplo, dar a conhecer o repertório de sucessivas gerações de criadores portugueses e internacionais que as três damas tão generosa e brilhantemente trouxeram ao nosso convívio.

Umas das discípulas de Helena Sá e Costa - Olga Prats (Lisboa, 1938 – Parede, 2021) destacou-se, ao longo das últimas seis décadas, como uma das mais proeminentes pianistas da atualidade, sendo de salientar o destaque que trouxe à música do compositor Fernando Lopes-Graça, embora tenha demonstrado excelência num repertório de vasto escopo, passando por Bach, Brahms e Stravinsky ou Piazzola, entre outros. Em 2008 foi-lhe outorgado o grau de Comendadora da Ordem Militar de Sant’iago de Espada (à semelhança de Nella Maíssa).

Estes programas incluem três obras encomendadas, das compositoras Patrícia Sucena d’Almeida, Ana Seara e Sara Ross, em estreia absoluta, em homenagem, respetivamente, a Nella Maissa, Olga Prats e Helena Sá e Costa.

Estes programas serão apresentados e defendidos por três pianistas portuguesas com carreiras atualmente pujantes – Inês Filipe, Jill Lawson e Taíssa Poliakova Cunha.

PROGRAMA

Fernando LOPES-GRAÇA
[Tomar, 1906 – Parede, 1994]
Canto de amor e de morte, LG 141a (1961) (17’) para Piano e Quarteto de Cordas
Triste, sempre tranquillo, Passionatto

César VIANA
[Southampton, 1963]

Concerto grosso “As Quatro Estações de Lisboa” Cores e aromas de uma cidade viageira (c. 16’)
Fado Suleiro
Batuque
Gare do Oriente
Loja do Chim

Astor PIAZZOLLA
[Mar del Plata, 1921 – B. Aires, 1992]

Cuatro estaciones porteñas (1965-70) (28`)
(Versões para Piano e grupo de câmara por Daniel Schvetz, Filipe Melo, Alejandro Erlich Oliva e Mário Laginha)
Verano porteño (1965)
Otoño porteño (1969)
Primavera porteña (1970)
Invierno porteño (1970)