08 de Outubro 2022 | 18H00

MUSEU DA MÚSICA PORTUGUESA - CASA VERDADES DE FARIA

FICHA ARTÍSTICA

Inês Filipe

TRIO DE DAMAS | Recital de Inês Filipe

Trio de Damas é o projeto que visa, em 2022, homenagear três grandes nomes do panorama cultural nacional do séc. XX: as pianistas Helena Sá e Costa, Nella Maíssa e Olga Prats.

 

No dia 8 de outubro de 2022, pelas 18h, no Museu da Música Portuguesa - Casa Verdades de Faria, o recital de Inês Filipe é baseado no repertório característico da grande pianista Olga Prats (1938 - 2021), sendo que foram selecionadas tanto obras de compositores portugueses estreados ou frequentados por ela, como obras de compositores estrangeiros que tenham sido por ela particularmente homenageados. Entrada Livre

 

Esta é a homenagem que deseja exaltar o trabalho e a dedicação à divulgação nacional e internacional do repertório de vários criadores portugueses levado a cabo por três nomes maiores da música erúdita do séc. XX. Olga Prats, destaca-se pela sua sublinhada determinação em interpretar repertório português sendo a primeira pianista a divulgar o fado ao piano. Helena Sá e Costa deixou um grande legado pedagógico tendo formado alguns dos pianistas e professores de piano mais relevantes da atualidade internacional e nacional, incluindo a própria Olga Prats. A Nella Maíssa devem-se as primeiras audições em Portugal de obras de compositores portugueses e outros como Hindemith, Frank Martin, Prokofiev, Bartók, Dallapiccola, Chostakovitch ou Gershwin.