08 de Novembro 2023 | 18H00

Conservatório de Música de Coimbra

FICHA ARTÍSTICA

TAÍSSA POLIAKOVA CUNHA

Trio de Damas — Recital Taíssa Poliakova Cunha

Este Projeto visa homenagear três pianistas portuguesas de suma relevância no panorama cultural do séc. XX: Helena Sá e Costa, Nella Maíssa e Olga Prats.

A longeva e brilhante carreira de cada uma destas grandes Damas da música foi, na sua maior parte, dedicada à divulgação da música de matriz autoral portuguesa, por via de incontáveis estreias de obras e pela inspiração e estímulo que proporcionaram aos compositores da sua geração. Também a sua ação pedagógica foi (facto inédito no seu tempo) orientada para essas escolhas.

Assim almeja-se neste Projecto a, através da exaltação da sua memória e exemplo, dar a conhecer o repertório de sucessivas gerações de criadores portugueses e internacionais que as três damas tão generosa e brilhantemente trouxeram ao nosso convívio.

Estes programas incluem três obras encomendadas, das compositoras Patrícia Sucena d’Almeida, Ana Seara e Sara Ross, em estreia absoluta, em homenagem, respetivamente, a Nella Maissa, Olga Prats e Helena Sá e Costa.

Estes programas serão apresentados e defendidos por três pianistas portuguesas com carreiras atualmente pujantes – Taíssa Poliakova Cunha, Inês Filipe e Jill Lawson.

PROGRAMA

S. Rachmaninoff: Prelúdio op. 3, Estudo-quadro op. 33 no. 8 e Prelúdio op. 23 no. 2

F. Mendelssohn: Variações Sérias

S. Gubaidulina: Chaconne

E. Halffter: Dança da Pastora e Dança da Cigana

F. Lopes-Graça: Sonata no. 2