04 de Maio 2023 | 19H15

TEMPLO DA MÚSICA

FICHA ARTÍSTICA

Luís Rendas Pereira – barítono

QUARTETO LOPES-GRAÇA
Eliot Lawson, Luís Pacheco Cunha – violinos
Isabel Pimentel – violeta
Catherine Strynckx – violoncelo

Uma Voz para um Quarteto

O Quarteto Lopes-Graça, coletivo que escolheu honrar, com o seu nome, o mais ilustre músico Nabantino, conta já com 18 anos de existência, centenas de concertos em Portugal e pelo mundo.

Neste programa em que participa o barítono Luís Rendas Pereira, optamos por vos presentear com uma abordagem eminentemente romântica ao discurso musical. Schubert foi, como Mozart, um génio precoce e, como aquele, deixou-nos, nos poucos anos que viveu, uma grandiosa obra, pujante de sensibilidade exacerbada e emoções contrastantes.

Como Mozart, ainda, a voz foi a sua grande referência, quer nas canções, quer também na música instrumental. Rosamunda começou por ser música incidental para uma peça de Helmina von Chézy.

Tchaikovski, por muitos considerado o epítome do romantismo, o seu maior expoente, maravilha-nos, aqui, com um tema de origem popular, captado na casa de sua irmã, em Kamianka, actual território ucraniano.

A canção que César Viana nos oferta, hoje em estreia absoluta, é composta sobre poemas do mesmo autor - Eastern Sonets [Sonetos do Leste].

Finalmente, para que se não pense que o romantismo se circunscreve ao século XIX, trazemos-vos uma intensa canção de Barber escrita sobre um poema de Matthew Arnold, que parece exorcizar, em 1931, os fantasmas de todas as guerras.

PROGRAMA

SCHUBERT, Franz
[Viena, 1797 – 1828]

Quarteto nº 13, em lá m, op. 29 - Rosamund
Allegro ma non troppo
Andante
Menuetto, Allegretto
Allegro Moderato

SCHUBERT, Franz
[Viena, 1797 – 1828]

Gute Nacht, Der Lindenbaum e Die Post, do ciclo Winterreise
Versão para barítono e quarteto de cordas

CÉSAR VIANA
[Southampton, 1963]

Eastern Sonets para barítono e quarteto de cordas

TCHAIKOVSKI, Piotr Ilitch
[Votkinsk, 1840 – San Petersburg, 1893]

Quarteto nº 1, em Ré M, op. 11
Andante cantabile

BARBER, Samuel
[Pensilvânia, 1910 – Nova Iorque, 1981]

Dover Beach, op. 3 para barítono e quarteto de cordas