16 de Fevereiro 2023 | 19H15

TEMPLO DA MÚSICA

FICHA ARTÍSTICA

Natasa Sibalic | Juliana Mauger – voz

Luis Pacheco Cunha – violino

Isabel Pimentel – violeta

Adriano Aguiar – contrabaixo

Brian MacKay – orgão e cravo

Vivaldi e Jóias Raras do Barroco

Vivaldi, o "Padre Vermelho", um pouco louco e um rockstar da música barroca, não poderia imaginar que seria mundialmente famoso 300 anos depois. Essa fama destaca a extraordinária riqueza musical do período barroco mas, paradoxalmente, obscurece o fato de que havia muitos outros escrevendo bela e intensa música todos os dias. Neste programa ouvimos Vivaldi ao lado de música do compositor português Pedro António Avondano com outras joias raras de compositores italianos menos famosos agora “felizes” por a fama de Vivaldi também ter mantido a sua música viva.

PROGRAMA

VIVALDI, António

[Veneza, 1678 – Viena, 1741]

Concerto “A Primavera”, RV 269

para violino solo, cordas e contínuo

Allegro

VIVALDI, António

[Veneza, 1678 – Viena, 1741]

Nulla in Mondo Pax sincera

para soprano, cordas e contínuo

PERGOLESI, G. Battista

[Jesi, 1710 – Pozzuoli, 1736]

[GALO, Domenico ?]

Trio Sonata nº 1 em Sol M

para dois violinos e contínuo

Moderato

GABRIELI, Domenico

[Bolonha, 1659 - 1690]

Ária “Belleza Tiranna” da ópera Clearco in Negroponte para mezzo-soprano, viola e contínuo

CALDARA Antonio

[Veneza, 1670 - Viena, 1736]

Ária ”Vaghe luci”

para mezzo-soprano, violino e contínuo

SCHIASSI, Gaetano

[Bolonha, 1698 - Lisboa, 1754]

Ária “Digli, ch'io son fedele” da ópera Alessandro nell’Indie para contralto, cordas e contínuo

VIVALDI, António

[Veneza, 1678 – Viena, 1741]

Concerto “La Tempesta di Mare”

para flauta, cordas e contínuo

AVONDANO, Pedro Antonio

[Lisboa, 1714 – 1782]

Ária “Ah non sai bella Selene” de Didone

para soprano, cordas e contínuo

VIVALDI, António

[Veneza, 1678 – Viena, 1741]

Gloria para soprano, mezzo, cordas e contínuo

Domine Deus

Laudamos te