FESTIVAL CRIASONS IV - CONCURSO PARA COMPOSITOR RESIDENTE

A 4.ª edição do Festival CriaSons continua com o objectivo de promover e divulgar a música erudita com particular incidência na matriz autoral portuguesa contemporânea.
O festival é dedicado em 2022 | 23 ao Teatro-Música e ao desenvolvimento deste género musical em Portugal, intimamente ligado ao trabalho da compositora Constança Capdeville. Para saber mais sobre o Festival, clicar aqui.
ENQUADRAMENTO
O presente concurso destina-se a selecionar um(a) compositor(a) residente que será responsável pela criação de um programa a apresentar no Festival CriaSons IV, ao longo de 2023.
ORGANIZAÇÃO
MUSICAMERA PRODUÇÕES
Rua Ovídio Martins nº 6
2855-355 CORROIOS
E-Mail: geral@musicamera.pt
ÁREA ARTÍSTICA
Música / Composição
GÉNERO
Música erudita / TEATRO-MÚSICA
PRAZOS
O concurso estará aberto de 15 de Novembro a 31 de Dezembro de 2022.
A Comissão de Avaliação tornará pública a sua escolha no final do mês de Janeiro de 2023.
CRITÉRIOS DE INCLUSÃO
- Compositores portugueses residentes no território nacional ou temporariamente domiciliados no estrangeiro por motivos académicos, laborais ou artísticos.
- Compositores luso-descendentes.
- Compositores de outras nacionalidades, residentes legalmente em Portugal.
- Poderão recandidatar-se compositores não selecionados em edições anteriores do concurso.
REQUISITOS DE PARTICIPAÇÃO
Apresentação de uma maquete para um espetáculo de Teatro-Música que inclua pelo menos uma criação musical original do candidato (que pode ser apresentada em esboço). O espetáculo deverá estruturar-se em torno de critérios de coesão discursiva, estimulando a confluência e contaminação artística de intérpretes de várias áreas do espetáculo (música, teatro, dança, performance, outros), a transversalidade, universalidade e intertextualidade da atitude criativa.
Poderá envolver um máximo de sete intérpretes (e dois técnicos).
COMISSÃO DE AVALIAÇÃO
Será integrada pelos quatro compositores residentes no Festival CriaSons IV (2022-23) – António de Sousa Dias, Joana Sá, Paulo Brandão, João Pedro Oliveira, pela musicóloga Filipa Magalhães, pelo compositor, consultor técnico e artístico Carlos Alberto Augusto – e pelo Maestro Brian MacKay, que presidirá.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Serão definidos pelos membros da Comissão, em plena liberdade. Da sua decisão não poderá haver recurso.
PROCEDIMENTO DE INSCRIÇÃO
A inscrição - simples e gratuita - concretiza-se pelo preenchimento e submissão da ficha de inscrição anexa e o envio dos materiais nela referenciados.
Estes devem ser enviadas por E-Mail em versão imprimível (PDF para partitura geral) e com referência auditiva (MP3 para suporte áudio gerado eletronicamente).
A maquete poderá ser apresentada em qualquer suporte digital – texto, audiovisual – ao critério do candidato, da forma que melhor valorizar a apresentação do projeto.
Deve conter: Título; Duração; Formação (tipologia dos intérpretes); Nota de Intenções; Sinopse.
DISTINÇÕES
A comissão escolherá 1 compositor(a), que será convidado(a) a compor uma nova obra e coadjuvado(a) no seu trabalho criativo pelos compositores residentes integrantes do Painel do Festival Criasons IV, que passará, igualmente, a integrar. A obra deverá respeitar os critérios e recursos definidos para esse programa.
Ser-lhe-ão, ainda, outorgadas as seguintes contrapartidas e distinções:
- Primeira Audição Mundial da Obra
A Primeira Audição Mundial da obra será integrada na programação do FESTIVAL CRIASONS IV, com interpretação ao vivo a cargo da CAMERATA VOCAL E INSTRUMENTAL MUSICAMERA, conjunto de geometria variável formado por artistas profissionais de prestígio, especialmente convocados.
- Publicação videográfica e edição das obras
A obra selecionada será gravada em vídeo, com distribuição internacional em todos os canais disponíveis. Também se garante a edição em partitura (se a obra for traduzível nesse suporte).
- Pagamento de uma remuneração / prémio no valor de 1500,00
- Diploma
Será outorgado um diploma aos seis finalistas e um certificado a todos os participantes.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Qualquer caso omisso no regulamento será decidido pela Comissão de Avaliação. Qualquer disputa legal deverá ser dirimida na comarca de Lisboa, à exclusão de qualquer outro local. Quaisquer dúvidas que este regulamento possa suscitar deverão ser esclarecidas junto do secretariado através do e-mail – geral@musicamera.pt
Para mais informações sobre o Festival CriaSons IV, clicar aqui.
ORGANIZAÇÃO
MUSICAMERA PRODUÇÕES
Rua Ovídio Martins nº 6
2855-355 CORROIOS
E-Mail: geral@musicamera.pt
ÁREA ARTÍSTICA
Música / Composição
GÉNERO
Música erudita / TEATRO-MÚSICA
A candidatura é feita através do formulário que se encontra AQUI.