CONCURSO PARA COMPOSITORES EMERGENTES - 3º FESTIVAL CRIASONS
A Musicamera Produções anuncia a abertura do Concurso para Compositores Emergentes no âmbito da terceira edição do Festival Criasons, que tem como objectivo promover e divulgar a música erudita com particular incidência na matriz autoral portuguesa contemporânea.
Convidam-se compositores portugueses e estrangeiros, com residência em Portugal, a enviar três obras da sua autoria até ao próximo dia 31 de Maio de 2020.
Todas as candidaturas serão apreciadas pela Comissão de Avaliação presidida pelo maestro Brian MacKay e composta pelos cinco compositores residentes do 3º Festival Criasons - António Victorino d’Almeida, Carlos Azevedo, Mário Laginha, Pedro Caldeira Cabral e Tiago Derriça.
A Comissão escolherá um máximo de cinco novos compositores, que serão então convidados a compor uma nova obra e coadjuvados no seu trabalho criativo pelo compositor cujo programa a sua obra integra. Esta nova obra será apresentada, em estreia mundial, no 3º Festival Criasons 2020/2021, com interpretação ao vivo a cargo da Camerata Vocal e Instrumental Musicamera.
Todas as novas obras terão ainda edição em CD com distribuição internacional, estando também garantida a edição em partitura das mesmas. Após a conclusão do festival, será ainda escolhido um compositor de entre os cinco, que por sua vez será convidado a integrar o painel de Compositores Residentes do Festival Criasons IV (que deverá decorrer no biénio de 2022 – 23).
Apostada em estimular a criação musical erudita contemporânea em três vertentes fundamentais - criação, apresentação pública e gravação/edição, a Musicamera Produções reafirma esta iniciativa, convidando os compositores portugueses a participar neste fórum privilegiado de divulgação, fruição e análise da música (vocal e instrumental) feita hoje em Portugal.
Candidaturas ATÉ 31 DE MAIO DE 2020 aqui no novo site da Musicamera.
Para mais informações, contacte-nos através do email geral@musicamera.pt.