
MAESTRO ANTÓNIO VICTORINO D'ALMEIDA PROTAGONIZA PRIMEIRO CONCERTO CRIASONS III
“Sinto que esta ideia já atingiu a sua maturidade, consolidou-se e assumiu identidade própria. Cinco compositores residentes – António Victorino d’Almeida, Carlos Azevedo, Pedro Caldeira Cabral, Tiago Derriça, Mário Laginha-, cinco programas reflectindo os seus interesses e influências pessoais, históricas, nacionais, internacionais. Cinco compositores emergentes – Vítor Castro, João Fonseca e Costa, Daniel Davis, Francisco Fontes, Luís Salgueiro -, cada um envolvido na criação de uma nova obra no âmbito do programa de cada um dos compositores residentes e da sua relação com o próprio."
É assim que o director artístico Brian Mackay apresenta a terceira edição do Festival Criasons, aquele que continua a promover e divulgar amplamente a música erudita, com particular incidência na criação contemporânea produzida em Portugal.
Na quinta-feira, dia 12 de Novembro, pelas 18h30, o Salão Nobre do Teatro Nacional de São Carlos recebe o primeiro de cinco concertos únicos. "As Suites Teatrais" é o título do programa inédito construído pelo *Maestro António Victorino d'Almeida que irá marcar o arranque deste evento único. A literatura dá o mote para um programa composto por três obras suas: “O Cerejal”, de 1982, A Relíquia" para Piano a 4 Mãos, de 2000 e "La puce à l’oreille" para quarteto de cordas, trompete, acordeão, harpa, piano e percussões, de 1983. O programa integra ainda a obra inédita do compositor emergente, Daniel Davis, “Between a Man and a Butterfly”, feita em especial para o festival.
A entrada é gratuita com obrigatoriedade de fazer reservas através do email geral@musicamera.pt e, claro, todas as recomendações de segurança da DGS estarão asseguradas.
Não perca esta hipótese de celebrar a literatura através das composições e interpretação de uma das figuras maiores da cultura nacional!