DE OUVIDO E CORAÇÃO - Concertos de homenagem a José Afonso
Desde 2011 que o autor de “Grândola, Vila Morena” tem sido homenageado nesta série de concertos “De Ouvido e Coração”. Após um interregno de cinco anos, a Musicamera apresenta três novos concertos dedicados ao artista português no Convento dos Capuchos (Almada), na Musibéria (Serpa) e no Centro Cultural e Regional (Santarém), recriando os grandes temas do cantor de Abril.
O programa inclui doze canções originais interpretadas em formato erudito e demonstra não só a genialidade de Zeca Afonso como a transversalidade dos seus temas, que, segundo Luís Pacheco Cunha, director da Musicamera, recebem “novas virtualidades e roupagens” dadas pelos músicos clássicos.
Amílcar Vasques Dias, um dos criadores do programa “De Ouvido e Coração”, conheceu e acompanha, desde 1975, o trabalho de Zeca Afonso, tendo, desde esse mesmo ano, começado a editar as partituras originais do cantor e compositor para diversas orquestras. A primeira experiência de reinterpretação dos temas começou em Amesterdão, com a orquestra de sopros, piano e contrabaixo De Volharding que, quase cinquenta anos depois, continua a tocar algumas das canções de José Afonso.
Até ao final de 2022, está prevista a edição em CD das gravações destas novas roupagens para o repertório de Zeca Afonso.