DESCOBRIR NORONHA RUMA À MADEIRA

Por ocasião do bicentenário do seu nascimento, em terras vianenses, no âmbito deste projecto, estamos a promover a mais completa mostra de sempre da obra do compositor português Francisco de Sá Noronha (24 Fevereiro 1820, Viana do Castelo – 23 Janeiro 1881, Rio de Janeiro). Autor de um importante projecto de ópera nacional, compôs duas óperas baseadas em obras de Garret - Beatriz de Portugal e O Arco de Sant’Ana – e foi criador de numerosas operetas, algumas delas muito ao gosto do Brasil, onde viveu intermitentemente cerca de 30 anos. Noronha foi também o nosso mais importante violinista virtuoso do século XIX.

Será gravada em CD a sua obra, e as suas partituras serão editadas e disseminadas gratuitamente por escolas de música e professores, com vista à inclusão de Noronha no canon do ensino do instrumento.

“Descobrir Noronha” cruza a sua vida aventurosa com a agitação do Liberalismo, período em que Portugal descobre novos rumos. Será um ano em cheio e em contra-relógio para inscrever Noronha na nossa história colectiva.

Desta vez, o projecto ruma ao Funchal no dia 16 de julho para promover o confronto da sua obra para violino com a de outros mestres seus contemporâneos - Paganini, Vieuxtemps, e outros violinistas seus contemporâneos e obras portuguesas para violino de todas as épocas. Assim, juntaram-se os violinistas Luís Pacheco Cunha e Eliot Lawson à Orquestra Clássica da Madeira e, sob direcção de Evan-Alexis Christ, apresentam-se no Auditório Sunrise do Vidamar Resort Hotel Madeira, às 18h.

CONTACTOS

Rua Ovídio Martins, 6
2855-355 Corroios, Portugal
geral@musicamera.pt
+351 217 165 158

REDES SOCIAIS