PROJECTOS EM CURSO

DUO CONTRACELLO - 30 ANOS

Em 2023 comemora-se o 30º aniversário do Duo Contracello, formado por Miguel Rocha (violoncelo) e Adriano Aguiar (contrabaixo), agrupamento residente da Musicamera.
Com a celebração desta efeméride, que decorrerá ao longo de 2023 e 2024, pretende-se enfatizar a cumplicidade e a longevidade deste agrupamento de música de câmara muito pouco usual mesmo em termos internacionais, valorizando todo o seu percurso que se estende por Portugal e vários outros países.
Do seu vasto repertório, entretanto suscitado a diversos compositores, salienta-se a matriz autoral portuguesa espelhada em sucessivas edições discográficas.
Também a contemporaneidade foi uma pedra de toque nos últimos projectos deste duo, salientando-se a interdisciplinaridade dos sons e das imagens, abundante e polifaceticamente explorada no projecto “Ver os sons, ouvir imagens”, que cumpriu, este ano, a sua segunda edição.

Dos projectos a concretizar para esta celebração, destacamos:

- Concertos comemorativos;
1.  Programa | Digest do repertório do Duo - um Best Off de trinta anos de aventuras musicais;
2. Programa em formações de trio (Haydn, Albrechstberger, Kagel), quarteto (Rossini) e quinteto (Schubert, Hummel, Boccherini) com os músicos convidados Eliot Lawson, Louisa Rocha e Anabela Chaves;
3. Programa para violoncelo, contrabaixo e orquestra de cordas, incluindo uma nova encomenda ao compositor português Vasco Mendonça.

- Compilação de um álbum com todos os CDs e DVDs já editados pelo Duo;

- Concurso de composição intitulado “Trinta anos, Trinta compassos”;
Este concurso terá como mote uma obra incompleta de Fernando Lopes-Graça, escrita para violoncelo e contrabaixo; as obras finalistas serão apresentadas em concerto pelo Duo.

- Exposição sobre o percurso do Duo Contracello (provavelmente a ter lugar no Museu da Música Portuguesa), enfatizando as virtualidades desta tipologia camerística;

- Oferta de um Prémio “Duo Contracello” num Concurso de Música de Câmara já existente (contactos em curso).

CONTACTOS

Rua Ovídio Martins, 6
2855-355 Corroios, Portugal
geral@musicamera.pt
+351 217 165 158

REDES SOCIAIS