FESTIVAL CRIASONS II
2u00aa EDIu00c7u00c3O
O festival CRIASONS é a segunda edição de um evento produzido por MUSICAMERA PRODUÇÕES – organizado com um Apoio Sustentado da Direção-Geral das Artes – que tem como objectivo promover e divulgar amplamente a música erudita com particular incidência na matriz autoral portuguesa contemporânea.
Privilegiar a matriz autoral portuguesa é a tomada de consciência de que, no mundo contemporâneo, a marca identitária de um povo, mormente na Europa, se define, antes de mais, pelas suas valências culturais, que prevalecem sobre as geográficas e económicas, abrindo caminho ao seu pleno desenvolvimento e diferenciação.
O Festival CriaSons tem uma duração bienal e encontra-se segmentado em diversas áreas musicais/artísticas que revelam e concretizam a complementaridade da gestação de uma obra.
CRIAÇÃO
Encomenda de seis programas a outros tantos compositores residentes em Portugal com notória carreira artística com a obrigatoriedade de incluírem obras da sua autoria e obras resultantes do concurso de composição. São eles Alejandro Erlich Oliva, Alexandre Delgado, Amílcar Vasques Dias, Eurico Carrapatoso, Cândido Lima e Fernando Lapa. Os seis Programas propostos foram levados a diversos auditórios e teatros disseminados por todo o território nacional e também no estrangeiro.
CONCURSO PARA COMPOSITORES EMERGENTES
Todas as candidaturas foram apreciadas pela Comissão de Avaliação presidida pelo maestro Brian MacKay e composta pelos seis compositores residentes do 2º Festival Criasons. A Comissão escolheu seis compositores que integraram cada um dos seis Programas definidos pelo painel de compositores residentes, proposto para esta edição do Festival.
Os candidatos selecionados foram convidados a compor uma nova obra, apresentada, em estreia mundial, no 2º Festival Criasons 2018/2019, com interpretação ao vivo a cargo da Camerata Vocal e Instrumental Musicamera. Os seis Programas foram levados a diversos auditórios e teatros de Norte a Sul do país.
DIFUSÃO PÚBLICA
A realização de concertos em torno dos seis Programas desenvolvidos levou o Festival a Amesterdão, Lisboa, Porto, Viana do Castelo, Faro, Mirandela, Vila Real, Seia, Almada e Évora.
GRAVAÇÃO, EDIÇÃO AUDIO E EDIÇÃO IMPRESSA
Foram fixadas em CD as novas obras dos compositores emergentes seleccionados. Estão também disponíveis estas obras em edição impressa, permitindo a sua utilização nacional mas também a sua disseminação internacional.
CONCERTOS