ARTISTS

KATHARINE RAWDON

FLAUTISTA

Katharine Rawdon, flautista americana e residente de Lisboa, é solista, músico de câmara e professora. Com um repertório que se estende do barroco à música contemporânea, ela toca toda a “família de flautas”: o flautim, flauta contrabaixo, a flauta travessa barroca, entre muitas outras. Nomeada Artista Powell, representa a lendária empresa Powell Flutes em recitais e master classes, nos EUA e na Europa. 

Durante 25 anos foi Chefe de Naipe da Orquestra Sinfónica Portuguesa do Teatro Nacional de S. Carlos, onde tocou com maestros notáveis, como Raphael Frübeck de Burgos, Nello Santi, Antonio Pirolli, e Michel Plasson. Nos EUA foi, em duas ocasiões, solista convidada das convenções da National Flute Association. Atuou na National Orchestra of New York em concertos em Carnegie Hall, bem como na Tanglewood Fellowship Orchestra sob direcção de Leonard Bernstein e Kurt Masur.

Como músico de câmara, Katharine Rawdon atua com o trio Syrinx: XXII, o ensemble Musicâmara, Syrinxello, e  La Paix du Parnasse, um grupo de música antiga. 

Com estes, a OrquestrUtópica e Machina Mundi, em Lisboa, e o Manhattan Wind Quintet e Amorphous Consort em Nova Iorque, ela tem estreado dezenas de obras de compositores portugueses e estrangeiros. Foi também convidada a tocar com a orquestra Sinfonia Varsóvia e com o Leipzig String Quartet e Marie-Pierre Langlamet, harpista da Filarmónica de Berlim.

Tem-se apresentado em recitais com piano em Portugal, França, Índia e EUA. Como solista o seu repertório estende-se de Bach a Boulez, tocando a solo com a Orquestra Gulbenkian, Orquestra Clássica do Porto, Orquestra Nova Filarmonia, National Orchestra of New YorkNew York Concertante Orchestra e San Luis Chamber Orchestra. Apresentou os Concertos Brandeburgueses e o Suite Nº 2 de Bach, Concertos para Flauta e para Flautim de Vivaldi, o Concerto em Sol de Mozart, e o Concerto para Flauta de Alexandre Delgado.

Como flautista da Manhattan Wind Quintet, apresentou-se duas vezes no Weill Recital Hall em Carnegie Hall e obteve o primeiro prémio nos Concurso Internacional Yellow Springs e Artists International Debut Competition.

Desde 2009, é Professora na ESART, escola do Instituto Politécnico de Castelo Branco, e dá master classes pelo país inteiro. É licenciada com honras, Phi Beta Kappa, e o Barbara Allen Prize in Music pela Pomona College na Califórnia. Como receptora da bolsa Thomas J. Watson Foundation, teve um ano de formação independente na Europa. Obteve um Mestrado em Música com honras na Manhattan School of Music em Nova Iorque, e o Título de Especialista pela ESART - IPCB.

CONTACTS

Rua Ovídio Martins, 6
2855-355 Corroios, Portugal
geral@musicamera.pt
+351 217 165 158

SOCIAL MEDIA