ARTISTAS
FRANZ-JÜRGEN DÖRSAM
FAGOTISTA
Nasceu em Mannheim, Alemanha, e iniciou a sua educação musical através do Clarinete, Piano e Fagote. Estudou em Hannover com o Prof. Thunemann e em Mannheim com o Prof. Rinderspacher. Já trabalhou com a Deutsche Oper Berlin, a Symphonischen Orchester Berlin, a Nordwestdeutschen Philharmonie em Herford e a Sinfonieorchester Wuppertal.
De 1995 até 2016 foi Fagotista Principal na Orquestra Metropolitana de Lisboa. É solista independente e professor de fagote e música de câmara na Escola Superior da Orquestra desde 2016.
Colaborou com várias orquestras, como a Wiener Symphonikern, as óperas de Dortmund and Düsseldorf, Bournemouth Symphony Orchestra, BBC Scottish Symphony Orchestra, Royal Nacional Scottish Symphony Orchestra, e a Kurpfälzische Kammerorchester Mannheim. Lecionou várias Masterclasses, inclusive na Universidade Federal de Rio de Janeiro, no Festival de Fagote no Rio de Janeiro em 2016 e São Paulo 2018, na Universidade de Montevideo/Uruguay, a Summer Wind Academy em Mannheim e em Portugal.

É solista em orquestras como a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Kurpfälzisches Kammerorchester Mannheim, a SAP Kammerphilharmonie com os concertos de fagote de Weber, Mozart, Hummel, Danzi, Devienne, entre outros. Gravou também o Duett-Concertino para clarinete, fagote e orquestra de Richard Strauss para a EMI com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, o concerto para fagote de J.N.Hummel, o concerto de Mozart com a SAP Kammer Philharmonie, e CDs com o Duo Concertant Lisbon (fagote e piano com Evgeny Ozimkevitch), com os seus dois irmãos, o Trio 3D e o Trio Cremeloque Lisboa. É também compositor e arranjador. Várias composições e arranjos seus foram já publicados, gravados e editados em CD. Participou já em vários tours: Reino Unido, Países Baixos, Polónia, Itália, França, Espanha, Macau, Coreia do Sul, Tailândia, Japão, Austria, China, Brasil, e Paraguai. Como solista e professor tem trabalhado com a Orquestra Filarmonía de Florianopolis, a Universidade Federal de Rio de Janeiro, a Associação Pu Joa e a Universidade de Asunción (Paraguai).