PROJECTOS EM CURSO

MÚSICA E NOVAS PONTES

QUARTETO LOPES-GRAÇA NA AMÉRICA LATINA

NATASA SIBALIC | CANTO
ALEJANDRO ERLICH-OLIVA | CONTRABAIXO
QUARTETO LOPES-GRAÇA

OBRAS DE FERNANDO LOPES-GRAÇA, JOLY BRAGA SANTOS, LUÍS, ASTOR PIAZZOLLA, ALBERTO GINASTERA, HEITOR VILLA LOBOS, LUIS GIANNEO, ALBERTO NEPOMUCENO, ERNANI AGUIA E  DE ALEJANDRO ERLICH OLIVA E DIEGO KOVADLOFF.

 

Formado em 2005, o Quarteto Lopes-Graça soube afirmar-se como agrupamento de referência, tendo atuado nas mais importantes salas e eventos musicais do País. O QL-G prossegue o desígnio de divulgação e valorização da música portuguesa, seja através dos seus autores historicamente marcantes – edições discográficas integrais das obras de Fernando Lopes-Graça para Quarteto e Piano e da música de câmara de Joly Braga Santos – ou de obras marcantes de criadores contemporâneos, das quais o QL-G é dedicatário e vem realizando diversas primeiras audições. Trabalho que se desenvolve a par da frequência de outros universos musicais – ibérico, latino, americano - que releva da curiosidade artística e permeabilidade à contaminação cultural do Quarteto, neste nosso mundo global.

 

 

 

Após ter rumado ao Brasil - representando Portugal no âmbito do Ano de Portugal no Brasil -, em 2013, ao Peru, em 2014, - onde registou uma entusiástica adesão de público e crítica no Festival FIMC XII de Lima - e à Argentina, em 2015, apresentando-se em alguns dos principais teatros de Buenos Aires (Teatro Colón, Usina del Arte) o QLG propõe-se voltar à América Latina, regressando à Argentina e ao Brasil e visitando, por primeira vez, o Uruguai na companhia da experiente soprano Natasa Sibalic e do compositor e contrabaixista Alejandro Erlich Oliva.

Esta atividade visa não só o objetivo de divulgar internacionalmente a música portuguesa, mas também o desiderato de fomentar o cruzamento entre compositores de geografias diversas, com a profunda convicção de que o poder da Música é maior que a rigidez das fronteiras. Assim, estão planeadas interpretações de célebres compositores como Fernando Lopes-Graça, Joly Braga Santos, Astor Piazzolla, Alberto Ginastera, Luis
Gianneo, Alberto Nepomuceno, Ernani Aguiar ou Heitor Villa Lobos.

Destaca-se, aqui, a deslocação ao grande pólo cultural latino-americano que é Buenos Aires, cidade na qual o QL-G foi oficialmente convidado por importantes entidades culturais de diverso perfil, nomeadamente o Teatro Colón, a Usina del Arte e a Scala de San Telmo.

É de mencionar, ainda, que, num gesto pioneiro, o QLG apostará na criação artística de matriz autoral binacional: obras vocais-instrumentais em que compositores argentinos – Alejandro Erlich Oliva e Diego Kovadloff – aceitaram com entusiasmo o convite para criarem música sobre grandes referências do acervo poético português – José Luis Peixoto, Natália Correia, Florbela Espanca e Marquesa de Alorna.

Cria-se, assim, uma osmose entre países não limítrofes, ponte sem localização geográfica mas com concreta eficácia em termos de comunicação bilateral e uma reiterada aposta na contaminação e diversidade culturais.

O Projecto contempla a visita a três países:

Argentina - Buenos Aires, Cordoba, Tucumán, San Juan, General Belgrano, Rosario, La Plata

Brasil - São Paulo, Porto Alegre, Recanto Maestro

Uruguai - Montevideo

PROGRAMAS

LOPES-GRAÇA, Fernando [Tomar, 1906 – Parede, 1994]
Suite Rustica no 2 (1965) 10‘
Sobre cantos e danças tradicionais portuguesas

NEPOMUCENO, Alberto [Fortaleza, 1864 – Rio de Janeiro, 1920]
Quarteto de Cordas no 3 (1891). 22’
Allegro moderato
Andante
Intermezzo, allegretto
Allegretto

AGUIAR, Ernani [Petrópolis, 1950]
Quatro Momentos no 3 para Quinteto de Cordas 9’
Tempo de Maracatu
Tempo de Cabocolinhos
Canto
Marcha

GINASTERA, Alberto [Buenos Aires, 1916 - Genebra, 1983]
Quarteto de Cordas no3, Op. 40, com Soprano 23’
Contemplativo
Texto “La Música”, Juan Ramón Jiménez (1881 - 1958)
Fantastico (instrumental)
Amoroso
Texto “Canción de Belisa”, Federico García Lorca (1898 –1936)
Drammatico
Texto “Morir al Sol”, Rafael Alberti (1902 – 1999)
Di nuovo contemplativo
Texto “Ocaso”, Juan Ramón Jiménez

BRAGA SANTOS, Joly [Lisboa, 1890 – 1955]
Quarteto de Cordas no 2, op. 29 (1957) 20‘
Largo – Allegro moderato
Adagio molto – Andante con moto
Largo – Allegro molto vivace

VILLA-LOBOS, Heitor [Rio de Janeiro, 1887 - 1959]
Bachiana no 5, versão para soprano e Quinteto de
Cordas (1938 – 2021). 11’
Aria (Cantilena), Adagio
Dança (Martelo), Allegretto

REFERÊNCIAS CRÍTICAS

"Porque acerca un repertorio atractivo y poco frecuentado, con interpretaciones de alto nível."
Federico Monjeou, Clarín, 24/10/2015

"El Cuarteto Lopes-Graça, como producto de exportación cultural, exhibe una muy positiva imagen del movimiento musical portugués. Está integrado por cuatro ejecutantes de alto nivel instrumental, impecables y seguros en sus ataques y la cohesión rítmica, capaces de conseguir climas sonoros muy comunicativos, así necesiten expresar vehemencia o lirismo poético."
Jorge Araóz Badí, La Nacion, 18.10.2015

CALENDÁRIO

23 DE MARÇO – SESC / BOM RETIRO, SÃO PAULO, BRASIL – Programa Brasil

25 DE MARÇO – PALCO BELL’ANIMA, RECANTO MAESTRO, BRASIL – Programa Brasil

26 DE MARÇO – INSTITUTO LING, PORTO ALEGRE, BRASIL – Programa Brasil

29 DE MARÇO – TEATRO SAN MARTÍN, TUCUMÁN, ARGENTINA – Programa Argentina I

31 DE MARÇO – MUSEU DE BELLAS ARTES FRANKLIN RAWSON, SAN JUAN, ARGENTINA – Programa Argentina I

3 DE ABRIL - TEATRO SODRE/SALA HUGO BALZO, MONTEVIDEO, URUGUAY - Programa Argentina II

6 DE ABRIL - EMBAIXADA PORTUGUESA, BUENOS AIRES, ARGENTINA - Programa Argentina I

7 DE ABRIL - AUDITORIO FUNDACIÓN, BUENOS AIRES, ARGENTINA - Programa Argentina II

9 DE ABRIL - TEATRO LIBERTADOR GEN SAN MARTÍN, CORDOBA, ARGENTINA - Programa Argentina II

10 DE ABRIL - EL RINCÓN - GENERAL BELGRANO, CORDOBA, ARGENTINA - Programa Argentina I

12 DE ABRIL - TEATRO DEL CÍRCULO, ROSARIO, ARGENTINA - Programa Argentina II

14 DE ABRIL - TEATRO MUNICIPAL COLISEO PODESTÁ, LA PLATA, BUENOS AIRES, ARGENTINA - Programa Argentina I

 


CONTACTOS

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2855-355 Corroios, Portugal
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