PROJECTOS EM CURSO

ÓPERA “DEBUSSY E MÉLISANDES ”

Este espectáculo insere-se na programação de MUSICAMERA para o próximo biénio explorando as efemérides em torno da celebração do aniversário de Debussy (160 anosdo nascimento) e dos 120 anos de estreia da ópera Pélleas et Mélisande, de Maurice Maeterlinck e Claude Debussy. Apostamos num conceito em que a obra prima de Debussy é, ela própria, protagonista de uma nova criação musical / teatral, permitindo a um público mais vasto a sua descoberta e fruição. O espectáculo deriva, assim, da ópera, mas adopta uma atitude meta-discursiva, criando uma “história” da história, que não se confunda com uma perspectiva de“versão reduzida” ou fragmentada da ópera. O texto simbolista permite este tratamento e re-criação dramatúrgica.

Ao público é proposta uma viagem ao tempo da criação da ópera para assistir à quer ela entre Maeterlink e Debussy pela apropriação da história dos jovens amantes do ignoto e intemporal reino de Alemondemas também pelos encantos de Mary Garden, a soprano que daria vida à personagem de Mélisandes aquando da sua estreia e que permanece, a justo título, a sua mais famosa intérprete.E é assim que, num vórtice espácio-temporal, nos perdemos entre a ficção e a realidade das questões que na vida realmente importam e eternamente nos confundem e estimulam.

AUTORES

A ópera Debussy e Mélisandes é uma criação de Claudio Hochman (texto) e César Viana (música), um trabalho colaborativo de dois parceiros de múltiplos e celebrados projectos de teatro-musical. Na concepção do espectáculo participaram ainda a coreógrafa Nélia Pinheiro e a cantora Natasa Sibalic. O texto musical entrosa, com frequência, na música de Debussy, da qual alguns excertos mais marcantes são retomados na obra final.

PRODUÇÃO

O dispositivo cénico é flexível mas de grande riqueza visual.
Os cantores e bailarinos interagem com um agrupamento proto-orquestral, em palco, de 12 instrumentistas

CALENDÁRIO

Esta nova criação operática deverá apresentar-se em Portugal (vários teatros) e em França.
A apresentação pública deste espectáculo terá duas temporadas, abertas à programação dos Teatros.

FICHA TÉCNICA

Autor-Libretista /EncenadorClaudio Hochman
Compositor/ Direcção MusicalCésar Viana
Conceito / Produção GeralLuís Pacheco Cunha
Cantora (soprano)Natasa Sibalic
Cantor (barítono)Miguel Maduro Dias
Ensemble MUSICAMERATA (12 / 14 músicos (2 violinos, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, (trompete, trombone) percussão, piano
Coreógrafa / Bailarina - Nélia Pinheiro
Figurinos - José Tenente (a confirmar)
Luz – Nuno Meira (a confirmar)
Cantor (tenor) – (a definir)

Uma produção MUSICAMERA

CONTACTOS

Rua Ovídio Martins, 6
2855-355 Corroios, Portugal
geral@musicamera.pt
+351 217 165 158

REDES SOCIAIS