PROJECTOS EM CURSO
ÓPERA “DEBUSSY E MÉLISANDES ”
Este espectáculo insere-se na programação de MUSICAMERA (criação em 2022, apresentações em 2023) explorando as efemérides em torno da celebração do aniversário de Debussy (160 anos do nascimento) e dos 120 anos de estreia da ópera Pélleas et Mélisande, de Maurice Maeterlinck e Claude Debussy.
Apostamos num conceito em que a obra prima de Debussy é, ela própria, protagonista de uma nova criação musical / teatral, permitindo a um público mais vasto a sua descoberta e fruição.
O espectáculo deriva, assim, da ópera, mas adopta uma atitude meta-discursiva, criando uma “história” da história, que não se confunda com uma perspectiva de “versão reduzida” ou fragmentada da ópera. O texto simbolista permite este tratamento e re-criação dramatúrgica.
Ao público é proposta uma viagem ao tempo da criação da ópera para assistir à querela entre Maeterlink e Debussy pela apropriação da história dos jovens amantes do ignoto e intemporal reino de Alemonde mas também pelos encantos de Mary Garden, a soprano que daria vida à personagem de Mélisande aquando da sua estreia e que permanece, a justo título, a sua mais famosa intérprete.
E é assim que, num vórtice espácio-temporal, nos perdemos entre a ficção e a realidade das questões que na vida realmente importam e eternamente nos confundem e estimulam.
ÓPERA "IL CAMPANELLO"
É, entretanto, prática continuada da Musicamera, no contexto do Festival ZêzereArts a produção, bienal, de uma ópera, em regime de Atelier de criação para jovens artistas. Decidimos, assim, programar para o Atelier de 2023 a ópera “Il Campanello”, de Donizetti, uma ópera curta com afinidade temática com o pressuposto dramatúrgico de Maeterlinck e Debussy.
Teremos assim uma estimulante noite operática que propõe abordagens assimétricas ao tradicional triângulo amoroso, explorando as suas venturas e tragédias de perspectivas mais sérias (em “Debussy") ou mais satíricas (no Campanello).
AUTORES
A ópera Debussy e Mélisandes é uma criação de Cláudio Hochman (texto) e César Viana (música), um trabalho colaborativo de dois parceiros de múltiplos e celebrados projectos de teatro-musical. Na concepção do espectáculo participou ainda a cantora Natasa Sibalic.
O texto musical entrosa, com frequência, na música de Debussy, da qual alguns excertos mais marcantes são retomados na obra final.
PRODUÇÃO
O dispositivo cénico é flexível mas de grande riqueza visual.
Os cantores e bailarinos interagem com um agrupamento proto-orquestral, em palco, de 14 instrumentistas
CALENDÁRIO
A apresentação pública deste espectáculo far-se-á no segundo semestre de 2023.
FICHA TÉCNICA
Autor-Libretista /Encenador (Debussy e Mélisandes) – Claudio Hochman
Compositor (Debussy e Mélisandes) – César Viana
Compositor e Libretista (Il campanello) - Gaetano Donizetti
Direção Musical - Brian MacKay
Conceito / Produção Geral – Luís Pacheco Cunha
Cenografia/Figurinos - Marta Fernandes da Silva
Luz – Anabela Gaspar Produção - Mariana Silva Godinho e Élio Correia
Cantora (soprano) – Natasa Sibalic
Cantor (barítono) – Miguel Maduro Dias
Cantor (tenor) – Marcelo Alexandre
5 cantores - a serem selecionados para a produção da ópera de Donizetti
Ensemble MUSICAMERATA - 14 músicos (2 violinos, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, (trompete, trombone) percussão, piano
PÚBLICO-ALVO
Sendo a nossa perspectiva quase “doutrinária” laborar no sentido do alargamento do universo de consumo da música erudita, na certeza da universalidade e importância civilizacional da sua mensagem, concebemos a apresentação deste “pacote” operático, que combina uma criação contemporânea com uma ópera do repertório romântico, como facilitador comunicacional, pois que a ópera sempre foi um género popular e assim deverá permanecer.