PROJECTOS EM CURSO

ÓPERA O ÚLTIMO CANTO - CAMÕES E O DESTINO

SOBRE

O ponto de partida para esta ópera foi a surpreendente descoberta de um texto do dramaturgo russo do século XVIII Vassili Jukovski com o título “Camões”, cuja trama dramática fornece o ambiente e o contexto perfeitos para uma criação de teatro musical.

A cena descreve o encontro de um velho amigo de Camões, José de Quevedo Castelo Branco e do seu filho, Vasco Quevedo – por muitos considerado o herdeiro literário de Camões - com o poeta, que está já nos últimos anos da sua vida, esquecido e abandonado num asilo.

O drama, na forma muito próximo das “Pequenas Tragédias” de Alexander Pushkin, exalta a poesia e a criação como elixires da vida e alicerces da condição humana.

Como complemento ao belíssimo texto de Jukovski, que é adaptado e condensado para melhor servir os condicionalismos de uma produção de ópera (como é habitual em qualquer libreto), são introduzidos textos poéticos de Camões com carácter auto-biográfico, que vão ao encontro de situações narradas pelos dois amigos no texto de Jukovski.

A música tem como ponto de partida os paradigmas composicionais e instrumentais do século XVI - a época de Camões -, evidentemente inseridos num contexto actual, sendo por essa razão particularmente adequada a representações em espaços históricos com uma acústica ressonante.

Contexto cénico da produção

Este espetáculo, concebido com a flexibilidade insdispensável para permitir a ampla circulação a que a temática convida e proporciona, pode ser apresentado em palcos convencionais mas, também, em espaços monumentais e patrimoniais – claustros, conventos, palácios – que permitam enfatizar o enquadramento histórico da obra numa perspetiva de contextualização para que a música pretende, igualmente, contribuir.

Ficha Artística

Criação Musical e libreto – César Viana
Tradução do texto original de Vassili Jukovski – Larysa Shotropa
Encenação – Miguel Moreira
Direcção Musical – Brian MacKay
Desenho de luz – Anabela Gaspar
Figurinos / Adereços – Dino Alves e outros modeliers a definir
Pianista / repetiteur – Taíssa Poliakova Cunha

Produção Executiva – Luís Pacheco Cunha

Produção - Damaris Lima, Élio Correia

Elenco

Camões (barítono) – Luís Rodrigues
Quevedo (tenor) – Mário Alves
Vasco Quevedo (soprano) – Daniela Matos
Jau – F. Pedro Oliveira
Coro feminino – Coro Zave
Orquestra – Musicamerata Ensemble

CONTACTOS

Rua Ovídio Martins, 6
2855-355 Corroios, Portugal
geral@musicamera.pt
+351 217 165 158

REDES SOCIAIS