Singela homenagem a uma grande dama da música portuguesa.
Musicamera Produções, em estado de profundo recolhimento, rende a sua homenagem institucional e artística à grande pianista portuguesa Olga Prats, que hoje nos deixou para se instalar por gravitação própria nos alicerces da cultura musical portuguesa e na memória colectiva do vasto público que soube conquistar ao longo de uma carreira de quase sete décadas.
Nesse longo percurso, Olga Prats afirmou-se como um dos mais enérgicos mensageiros da música de matriz autoral portuguesa, contribuindo significativamente para a divulgação dessa vertente cultural em Portugal e além fronteiras.
A sua dádiva de talento proporcionou momentos inesquecíveis de excelência artística que muito enriqueceram a vida musical do nosso país.
Olga manteve, nas últimas décadas, relação de grande proximidade pessoal e artística com todos os mentores de Musicamera Produções, em particular com Alejandro Erlich Oliva, companheiro de muitos palcos e aventuras no Opus Ensemble e em duo; mas também com Luís Pacheco Cunha (e o Quarteto Lopes-Graça) com quem produziu duas recentes integrais da música de Lopes-Graça e Joly Braga Santos. Também de Adriano Aguiar era amiga muito próxima.
Razões de sobra paraque nos sintamos particularmente combalidos e órfãos do seu afecto, da sua contagiante alegria, da sua generosidade transbordante e intransigente, da sua estonteante musicalidade, da sua inabalável solidariedade profissional e humana.
Muitas homenagens merecidas lhe serão certamente prestadas nos próximos dias. Hoje, estamos todos mais pobres e mais tristes.
Bem hajas Olga.
A equipa de Musicamera Produções
-
Fotografia: Jorge Carmona.