EMOÇÃO E GRATIFICAÇÃO - TESTEMUNHO DE BRIAN MACKAY SOBRE FESTIVAL ZÊZEREARTS 2022
BRIAN MACKAY é o fundador e director artístico do ZêzereArts desde 2011. Hoje dá-nos o seu testemunho da 12.ª edição consecutiva do festival, que decorreu entre 14 e 31 de julho, em Ferreira do Zêzere, Ourém, Batalha e Tomar.
"Durante todo o período da pandemia fomos uma das organizações com mais sorte, conseguimos manter o nosso festival, mas sem a presença de coros. Assim, vamos recordar este ano pelo regresso do canto coral ao vivo na ZêzereArts. A nossa parceria com a Temporada Portugal-França permitiu-nos convidar o ensemble barroco francês Pulcinella. A sua presença elevou as nossas performances de música barroca a novos níveis, a Missa em Sol de Carlos Seixas com o grupo vocal Záve e o Te Deum de Charpentier com o coro do festival. A violoncelista francesa Ophélie Gaillard, por via da Temporada Portugal-França, voltou a dar masterclasses e a juntar-se com colegas para tocar música de câmara de Joly Braga Santos e George Onslow e apresentar a música de Philippe Hersant num programa chamado O Violoncelo no Coro com Záve. Convidámos coros de Câmara, Birdsong e Ex Urbe, visitados do Reino Unido com os seus maestros Stephen Rumsey e Benjamin Hamilton e como sempre contamos com a nossa equipe regular de maestros, Pedro Correia e Aoife Hiney.
Artistas internacionais, o maestro letão, Kaspars Putniņš, o professor holandês, Geert Berghs e o concertino da Orquestra Sinfónica da BBC, Stephen Bryant, juntaram-se à nossa equipa de artistas residentes que nos acompanham há muitos anos, Eliot Lawson, Luís Pacheco Cunha, Jorge Alves, Catherine Strynckx, Adriano Aguiar e Taíssa Poliakova Cunha. O maestro João Paulo Fernandes liderou a nossa primeira temporada de Orquestra Jovem em Ourém, um novo sítio para a ZêzereArts, e sob a direcção de Luís Pacheco Cunha os cursos de cordas vão cada vez melhor, os alunos a emocionar-nos com as suas interpretações maravilhosas e atitudes positivas e alegres à música.
Com o apoio da DGartes, continuamos as nossas essenciais colaborações com a DGartes, com as Câmaras Municipais de Ferreira do Zêzere e de Tomar, com o Convento de Cristo e o Mosteiro da Batalha, com o Canto Firme e a Sociedade Filarmónica Gualdim Pais em Tomar e para a primeira vez com o Teatro Municipal, Castelo e Câmara Municipal de Ourém. As respostas entusiasmadas do público têm sido gratificantes para a grande equipa que se une para tornar possível o Festival ZêzereArts."
Brian Mackay