PROJECTOS EM CURSO
TRIO DE DAMAS
A MÚSICA DAS GRANDES PIANISTAS PORTUGUESAS
Este Projeto visa homenagear três pianistas portuguesas de suma relevância no panorama cultural do séc. XX: Helena Sá e Costa, Nella Maíssa e Olga Prats.
Nella Maíssa (Turim, 1914 – Lisboa, 2014), portuguesa de origem italiana, foi aluna de Vianna da Motta, destacou-se pela interpretação de música contemporânea (incluindo estreias em Portugal de obras como Ludus Tonalis de Hindemith ou os concertos para piano e orquestra de Prokofiev) e de música portuguesa, tendo recebido a Medalha de Mérito Cultural (1986) e o grau de Comendador da Ordem Militar de Sant’iago da Espada (1989).
Também aluna de Vianna da Motta, bem como de Alfred Cortot e Edwin Fischer, Helena Sá e Costa (Porto, 1913 – 2006) foi muito reconhecida pelas suas atividades concetística e pedagógica, tendo formado alguns dos pianistas e professores de piano mais relevantes da atualidade, em Portugal e no estrangeiro. Foi agraciada com diversos prémios, entre os quais se destacam o Prémio Beethoven (1937), o Prémio Vianna da Motta e o Prémio Laranja de Prata (1960).
Umas das discípulas de Helena Sá e Costa - Olga Prats (Lisboa, 1938 – Parede, 2021) destacou-se, ao longo das últimas seis décadas, como uma das mais proeminentes pianistas da atualidade, sendo de salientar o destaque que trouxe à música do compositor Fernando Lopes-Graça, embora tenha demonstrado excelência num repertório de vasto escopo, passando por Bach, Brahms e Stravinsky ou Piazzola, entre outros. Em 2008 foi-lhe outorgado o grau de Comendadora da Ordem Militar de Sant’iago de Espada (à semelhança de Nella Maíssa).
A longeva e brilhante carreira de cada uma destas grandes Damas da música foi, na sua maior parte, dedicada à divulgação da música de matriz autoral portuguesa, por via de incontáveis estreias de obras e pela inspiração e estímulo que proporcionaram aos compositores da sua geração. Também a sua ação pedagógica foi (facto inédito no seu tempo) orientada para essas escolhas.
Assim almeja-se neste Projecto a, através da exaltação da sua memória e exemplo, dar a conhecer o repertório de sucessivas gerações de criadores portugueses e internacionais que as três damas tão generosa e brilhantemente trouxeram ao nosso convívio.


ESTRUTURA
Propomo-nos realizar este projeto no formato de três programas de recital de piano solo e outros três de música de câmara e /ou concertos para piano e orquestra.
Apresentar-se-ão três programas monográficos - em homenagem a Nella Maissa, a Helena Sá e Costa a Olga Prats – com a participação da Musicamerata (e alguns agrupamentos orquestrais – Sinfonietta de Braga, Orquestras Regionais). E programas de recital baseados no repertório característico de cada uma destas pianistas, sendo que foram selecionadas tanto obras de compositores portugueses estreados ou frequentados por elas, como obras de compositores estrangeiros que tenham sido por elas particularmente homenageados.
Estes programas serão apresentados e defendidos por três pianistas portuguesas com carreiras atualmente pujantes, cada uma das quais preparará um recital e um concerto de música de câmara e/ou concerto para piano e orquestra – Inês Filipe, Jill Lawson e Taíssa Poliakova Cunha
PIANISTAS CONVIDADAS
Inês Filipe
Jill Lawson
Taíssa Poliakova Cunha
MUSICAMERATA
Eliot Lawson, Luís Pacheco Cunha, Maria José Laginha (violinos)
Isabel Pimentel, Leonor Braga Santos (violeta)
Catherine Strynckx, Irene Lima (violoncelo)
Alejandro Erlich Oliva, Adriano Aguiar (contrabaixo)
Katharine Rawdon (flauta)
Bethany Akers (oboé)
Paulo Gaspar (clarinete)
Franz Jurgen-Dorsam (fagote)
Luís Vieira (trompa)
Pedro Silva (bateria)
(agrupamento de formação variável)
OUTRO AGRUPAMENTOS
SINFONIETTA DE BRAGA
ORQUESTRAS REGIONAIS
PROGRAMAS
NELLA MAÍSSA por TAÍSSA POLIAKOVA CUNHA
RECITAL TAÍSSA POLIAKOVA CUNHA
[GÉNEROS D’] O BARROCO NOS SÉCULOS XX E XXI
FERNANDES, Armando José
[Lisboa, 1906 - 1983]
Prelúdio e Fuga
SUCENA DE ALMEIDA, Patrícia
[Luanda, 1972 - ]
Obra a designar, dedicada a Nella Maissa
HALFFTER, Ernesto
[Madrid, 1905 - 1989]
Três Danças do Ballet Sonatina
Danza de la Pastora
Las Doncellas - Fandango
Danza de la Gitana
VASCONCELOS Croner de
[Lisboa, 1910 - 1974]
Três Tocatas a Seixas
Vivo
Quasi Allegretto
Allegro
ERLICH OLIVA, Alejandro
[Buenos Aires, 1948 - ]
Tres Danzas Argentinas
Chacarera con Preludio
Zamba de muy lejos
Cueca Cabo de Vila
LOPES-GRAÇA Fernando
[Tomar, 1906 - Parede, 1994]
Sonata no. 2
Allegro Giusto. Meno Mosso. Tempo I
Andante Piu Mosso. Tempo I
Allegro Non Tanto. Allegretto Capricioso e con
Umore. Tempo Giusto. Molto Ritenuto. Tempo I.
Animato non Troppo
Duração: 61-63’
Armando José FERNANDES
Lisboa, 1906 – 1986]
Concerto em si bemol para piano e cordas (1951) (28’)
Maestoso
Vivace e scherzando
Calmo, com intima espressione
Allegro molto
João Domingos BOMTEMPO
[Lisboa, 1775 – 1842]
Grand Concerto, op. 12, nº4, em Ré M (1810)
(28`)
Allegro commodo
Andantino
La chasse. Rondo, Allegro brillante
Restante programa a definir, conforme agrupamento.
HELENA SÁ E COSTA por JILL LAWSON
RECITAL JILL LAWSON
VASCONCELOS Croner de
[Lisboa, 1910 - 1974]
Partita
LOPES-GRAÇA Fernando
[Tomar, 1906 - Parede, 1994]
Selecção de Nocturnos, Mornas e Bagatelas
I. Nocturno no 1 “Tranquillo” de “Cinco Nocturnos”
II. Morna no 1 “Adeus, mamãe (S. Vicente)”
de “Mornas Caboverdianas”
III. Nocturno no 2 “Misterioso” de “Cinco Nocturnos”
IV. Morna no 4 “Bidjiça (Brava)” de “Mornas Caboverdianas”
V. Bagatelas no 5 “Ritmo II” e 6 “Dança Antiga” de “Oito
Bagatelas”
VI. Morna no 5 “Cái no Mar (Sal)”
de “Mornas Caboverdianas”
VII. Bagatela no 7 “Solidão” de “Oito Bagatelas”
SCHUBERT, Franz
[Viena, 1797 - 1828]
Improvisos, op. 90, no 3 em Sol b M, Andante e no 4,
em lá b m, Allegretto
ROSS, Sara
[São Miguel, 1989-]
Envolto
Em homenagem a Helena Sá e Costa
(Encomenda da Musicamera)
LISZT, Franz
[Raiding, 1811 - Bayreuth, 1886]
Sonata em si menor, S. 178
Lento assai, Allegro enérgico, grandioso
Duração: 64-66’
W. Amadeus MOZART
[Salzburgo, 1756 – Viena, 1791]
Divertimento nº 11, em Ré M, K.251 (1744) (21’)
Allegro molto
Menuetto
Andantino
Menuetto / tema con Variazioni
Rondo
Marcia alla francese
Fernando LOPES-GRAÇA
[Tomar, 1906 – Parede, 1996]
Cinco velhos romances portugueses para Orquestra de Câmara, LG 62 (1951-56)
(12`)
Romance de Dona Silvana
Romance de Santa Catarina
Romance de Dona Infanta
Romance de Dona Ângela
Romance de Santa Iria
Johannes S. BACH
[Eisenach, 1685 – Leipzig, 1750]
A Arte da Fuga, BWV 1080 (1746)
Versões de 5 compositores portugueses
Fernando LOPES-GRAÇA
[Tomar, 1906 – Parede, 1996]
Concertino para piano, cordas, metais e percussão, LG 71 (1954)
(17')
Allegro non troppo
Lento, quasi barcarola
Allegretto - Molto vivo
INÊS FILIPE HOMENAGEM A OLGA PRATS
RECITAL INÊS FILIPE
SCHUMANN, Robert
[Zwickau, 1810 – Bonn, 1856]
Kinderszenen, op. 15
Von fremden Ländern und Menschen
Kuriose Geschichte
Hasche-Mann
Bittendes Kind
Glückes genug
Wichtige Begebenheit
Träumerei
Am Kamin
Ritter vom Steckenpferd
Fast zu ernst
Fürchtenmachen
Kind im Einschlummern
Der Dichter spricht
CAPDEVILLE, Constança
[Barcelona, 1937 – Caxias, 1992]
Visions d’Enfant
Maman, j'ai vi dans la lune
Humble Danse des petits canards
2ª Chansonette Incertaine
Quand je serai soldat
SEARA, Ana
[Coimbra, 1985 - ]
"Passa uma borboleta"... à memória de Olga Prats
CHOPIN, Frédéric
[Z. Wola, 1810 - Paris, 1849]
Balada, op. 47
LOPES-GRAÇA Fernando
[Tomar, 1906 - Parede, 1994]
Nocturno nº 3 "Lusingando de "Cinco Nocturnos"
Nocturno nº5 "Lamentoso" de "Cinco Nocturnos"
Variações sobre um Tema Popular Português,
op.1
FERNANDES, Armando José
[Lisboa, 1906 - 1983]
Cinco Prelúdios, op. 1
Duração: 61-63’
Fernando LOPES-GRAÇA
[Tomar, 1906 – Parede, 1994]
Canto de amor e de morte, LG 141a (1961) (17’)
para Piano e Quarteto de Cordas
Triste, sempre tranquillo, Passionatto
César VIANA
Concerto Grosso "As Quatro Estações de Lisboa" (1961) (17’)
Cores e aromas de uma cidade viageira
Fado Suleiro
Batuque
Gare do Oriente
Loja do Chim
Astor PIAZZOLLA
[Mar del Plata, 1921 – Buenos Aires, 1992]
Cuatro estaciones porteñas (1965-70) (28`)
(Versões para Piano e grupo de câmara por Alejandro
Erlich Oliva, Daniel Schvetz, Filipe Melo e Mário Laginha)
Verano porteño (1965)
Otoño porteño (1969)
Primavera porteña (1970)
Invierno porteño (1970)