ARTISTAS

YURI MARCHESE

Yuri Marchese (1989) é um guitarrista brasileiro nascido em Vitória (Espírito Santo), mas com dezessete anos vividos na cidade de Londrina, Paraná. Iniciou-se na música aos 12 anos de idade tendo aulas de violão popular (guitarra ligeira) passando, posteriormente, à guitarra elétrica, instrumento que estudou até os 18 anos. Aos 16 começou o seu contacto com o repertório brasileiro da guitarra clássica. Ingressou na Licenciatura em Música na Universidade Estadual de Londrina aos 17 anos, onde teve a oportunidade de se aprofundar na guitarra
clássica com o professor Inácio Rabaioli. Três anos mais tarde já havia sido aprovado para a sua primeira participação (de cinco consecutivas) no Festival de Inverno de Campos do Jordão (o maior da América Latina) e convidado para uma digressão na República Checa para realizar a estreia europeia do concerto para guitarra e orquestra de cordas do compositor Jaroslav Pelikan pelo Festival Mlada Praha.

Em 2012 Yuri venceu o seu primeiro concurso de guitarra clássica (VII FITO-SP) e passou a ser aluno particular do renomado guitarrista brasileiro Fábio Zanon, na cidade de São Paulo. Neste período intensificou a sua agenda de concertos entre os estados do Paraná e São Paulo e conquistou mais prémios como o 2º Lugar no XVI Concurso Musicalis e o 3º Lugar no III Concurso MASP (ambos em São Paulo). O ano seguinte vem com mais premiações como o 2º Lugar e prêmio de melhor intérprete capixaba no X Concurso Villa-Lobos (Vitória, ES), 2º Lugar no VII Concurso da BRAVIO (Brasília, DF) e o 3º Lugar no 6º Concurso internacional J.S. Bach
(SP). Em 2014 muda-se para Portugal para realizar o Mestrado em Música na Universidade de Aveiro sob orientação do prof. Paulo Vaz de Carvalho, com uma investigação acerca da obra de Egberto Gismonti. Permaneceu em Aveiro até 2017. Neste período realizou diversos recitais em Portugal, Espanha e Brasil e solou com orquestra no festival ZêzereArts (Tomar). Em 2017 venceu o XII Concurso Internacional de Guitarra de Leiria e o IX Concurso Jovens Músicos - Música no Museu (Rio de Janeiro).

Retorna ao Brasil para uma estada de dois anos, em que realiza digressões pelo país (incluindo um tour por Portugal, em 2018, e a realização do Concerto Op. 99 de M. Castelnuovo-Tedesco frente à OSUEL) e dá aulas aos principais alunos de guitarra da cidade de Londrina. De volta à Portugal, ingressa no Doutoramento em Música na Universidade de Évora onde é orientado por Dejan Ivanovich. De 2020 a 2022 foi professor da Escola de Música Nossa Senhora do Cabo. Iniciará o Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música de Lisboa no ano letivo 2022/23.

Visite:
SITE 
Youtube 
Instagram

CONTACTOS

Rua Ovídio Martins, 6
2855-355 Corroios, Portugal
geral@musicamera.pt
+351 217 165 158

REDES SOCIAIS