O CriaSons é um festival concebido para promover e divulgar a música erudita, principalmente a criação contemporânea produzida em Portugal.

O CriaSons regressa em 2026 com a sua quinta edição, desta vez sob o tema “Música e Literatura”, propondo-se aprofundar o diálogo entre dois universos artísticos que se cruzam naturalmente: a palavra e a música. Concebido por Musicamera Produções e com curadoria do escritor José Luís Peixoto, o festival assume, nesta edição, uma orientação marcadamente interdisciplinar, promovendo a criação musical contemporânea a partir de obras literárias magnas de alguns dos escritores mais relevantes da literatura portuguesa recente.
José Luís Peixoto, curador e diretor artístico do Festival propôs-nos cinco obras literárias selecionadas, de autores de referência: Retorno de Dulce Maria Cardoso, Jerusalém de Gonçalo M. Tavares, Ecologia de Joana Bértholo, Galveias de José Luís Peixoto e A Máquina de Fazer Espanhóis de Valter Hugo Mãe. Cada obra será o ponto de partida para a criação de um programa musical original, a cargo de um compositor, em colaboração com agrupamentos musicais escolhidos para cada caso.
Esta 5ª edição convida cinco escritores e cinco compositores de reconhecido mérito artístico para criarem, em sintonia, programas musicais originais inspirados em textos literários. O festival pretende, assim, ser não apenas um espaço de apresentação artística, mas também de investigação, diálogo e inovação criativa, abrindo novas possibilidades na relação entre palavra escrita e música contemporânea.

