Este Projeto visa homenagear três pianistas portuguesas de suma relevância no panorama cultural do séc. XX: Helena Sá e Costa, Nella Maíssa e Olga Prats.
Nella Maíssa (Turim, 1914 – Lisboa, 2014), portuguesa de origem italiana, foi aluna de Vianna da Motta, destacou-se pela interpretação de música contemporânea (incluindo estreias em Portugal de obras como Ludus Tonalis de Hindemith ou os concertos para piano e orquestra de Prokofiev) e de música portuguesa, tendo recebido a Medalha de Mérito Cultural (1986) e o grau de Comendador da Ordem Militar de Sant’iago da Espada (1989).
Também aluna de Vianna da Motta, bem como de Alfred Cortot e Edwin Fischer, Helena Sá e Costa (Porto, 1913 – 2006) foi muito reconhecida pelas suas atividades concetística e pedagógica, tendo formado alguns dos pianistas e professores de piano mais relevantes da atualidade, em Portugal e no estrangeiro. Foi agraciada com diversos prémios, entre os quais se destacam o Prémio Beethoven (1937), o Prémio Vianna da Motta e o Prémio Laranja de Prata (1960).
Umas das discípulas de Helena Sá e Costa – Olga Prats (Lisboa, 1938 – Parede, 2021) destacou-se, ao longo das últimas seis décadas, como uma das mais proeminentes pianistas da atualidade, sendo de salientar o destaque que trouxe à música do compositor Fernando Lopes-Graça, embora tenha demonstrado excelência num repertório de vasto escopo, passando por Bach, Brahms e Stravinsky ou Piazzola, entre outros. Em 2008 foi-lhe outorgado o grau de Comendadora da Ordem Militar de Sant’iago de Espada (à semelhança de Nella Maíssa).
A longeva e brilhante carreira de cada uma destas grandes Damas da música foi, na sua maior parte, dedicada à divulgação da música de matriz autoral portuguesa, por via de incontáveis estreias de obras e pela inspiração e estímulo que proporcionaram aos compositores da sua geração. Também a sua ação pedagógica foi (facto inédito no seu tempo) orientada para essas escolhas.
Assim almeja-se neste Projecto a, através da exaltação da sua memória e exemplo, dar a conhecer o repertório de sucessivas gerações de criadores portugueses e internacionais que as três damas tão generosa e brilhantemente trouxeram ao nosso convívio.
Estrutura
Propomo-nos realizar este projeto no formato de três programas de recital de piano solo e outros três de música de câmara e /ou concertos para piano e orquestra.
Apresentar-se-ão três programas monográficos – em homenagem a Nella Maissa, a Helena Sá e Costa a Olga Prats – com a participação da Musicamerata (e alguns agrupamentos orquestrais – Sinfonietta de Braga, Orquestras Regionais). E programas de recital baseados no repertório característico de cada uma destas pianistas, sendo que foram selecionadas tanto obras de compositores portugueses estreados ou frequentados por elas, como obras de compositores estrangeiros que tenham sido por elas particularmente homenageados.
Estes programas serão apresentados e defendidos por três pianistas portuguesas com carreiras atualmente pujantes, cada uma das quais preparará um recital e um concerto de música de câmara e/ou concerto para piano e orquestra – Inês Filipe, Jill Lawson e Taíssa Poliakova Cunha.

